Banca de DEFESA: FRANCISCO EUFRÁZIO FEITOSA CAVALCANTE

DATA: 25/02/2016
LOCAL: CCHL - Sala de Vídeo II
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

ESTUDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA (UESPI), EM TERESINA−PIAUÍ

PALAVRAS-CHAVES:

Geografia. Ensino. Tecnologia da Informação e Comunicação.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O estudo aborda o impacto que as Tecnologias da Informação e Comunicação provocam no processo de ensino-aprendizagem. A introdução das TIC no ensino superior de Geografia traz, em si, uma revolução nos paradigmas educacionais à medida que apresenta oportunidades para integrar e enriquecer o conteúdo das aulas no ambiente universitário. Assim, é importante que o professor reflita sobre o real objetivo de sua prática nesse novo contexto, afinal o como ensinar é tão importante como o que ensinar. O Ensino de Geografia do século XXI passa por modificações, sobretudo, sob o viés das novas formas de ensinar e aprender Geografia. Estas afirmativas são embasadas por alguns dos autores que discutem o Ensino de Geografia com destaque para Cavalcanti (2012), Callai (2013), Tardif (2012), Zabala (1998) e os que analisam a inclusão das TIC no ensino-aprendizagem de Geografia, entre eles, Castells (2003), Takahashi (2000), Valente (2005), Tornaghi; Prado e Almeida (2010), Moran; Masetto e Behrens (2000). Este trabalho apresentou como objetivo geral analisar o significado e a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia no Campus Clóvis Moura (UESPI), em Teresina–Piauí, tendo em vista identificar as situações reais e idealizadas, as limitações e possibilidades do uso das TIC no ensino-aprendizagem de Geografia. O levantamento de informações realizou-se por meio da pesquisa de campo, com a aplicação de questionários e entrevistas. A tabulação dos dados possibilitou a interpretação dos dados por meio do uso do Software Microsoft Word e Excel 2003, 2007 e 2010. A pesquisa identificou que os alunos e professores do curso de Geografia do Campus Clóvis Moura consideram importante a inserção das TIC nos ambientes de formação docente. Os atores da pesquisa salientaram, ainda, que essa inclusão é de fundamental importância porque promove transformações na relação entre os alunos, o professor e o conhecimento, garantindo maior interação entre eles. Os sujeitos da pesquisa também apontaram que, com as TIC, há abertura para outras possibilidades de estudo, comunicação e produção de novos conhecimentos, o que influi na ampliação do espaço de estudo. Concluiu-se que as relações entre professor e aluno e, consequentemente, com a Universidade. Pôde-se perceber que o espaço e o tempo de hoje são outros: o espaço para a aprendizagem alargou-se consideravelmente, indo do palpável e do limitado ao virtual e ilimitado; e o tempo extrapola o tempo passado na Universidade (em sala de aula) porque a aula e/ou a aprendizagem podem ocorrer a qualquer momento, a qualquer instante.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Externo à Instituição - MANUELA NUNES LEAL - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/02/2016 17:19