Banca de DEFESA: TAILSON FRANCISCO SOARES DA SILVA

TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIDADE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVES:

Geografia. Ensino Fundamental. Representação social. Cidade.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A temática cidade é abordada no Ensino de Geografia, está entrelaçada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, sendo discutida de diferentes formas e intensidades. Este trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais de cidade manifestada no discurso dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais da zona rural de Teresina-PI, e intenciona contribuir para uma melhor prática docente no cotidiano da sala de aula sob a mediação do ensino de Geografia. Em particular, buscamos conhecer os aportes teóricos que fundamentam a discussão da temática cidade, servindo-se das abordagens realizadas no ensino de Geografia; caracterizar os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais desenvolvida pelo psicólogo social Serge Moscovici em 1961 e como complemento aplicar a teoria do Núcleo Central (NC) elaborada por Jean-Claude Abric e suas singularidades; investigar a temática cidade nos livros didáticos e compreender como é realizada a sua abordagem na prática docente; e identificar o conteúdo e a estrutura da representação social de cidade construída pelos alunos do ensino fundamental no cotidiano. Na tentativa de conhecer as construções teóricas e práticas sobre o objeto em estudo, e considerando de grande valia, para as análises aqui desenvolvidas, utilizaremos juntamente com o método de abordagem desta pesquisa que é o fenomenológico a Teoria das Representações Sociais. Baseando-se nas definições iniciais, os procedimentos metodológicos adotados foram constituídos por pesquisa bibliográfica e de campo. As turmas que representaram a amostra para o desenvolvimento dessa análise pertencem as Escolas Municipais: Conselheiro Saraiva (Rural Norte), Hermelinda de Castro (Rural Leste), Areolino Leôncio da Silva (Rural Sudeste) João Paulo I (Rural Sul) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rural Sul). Quanto à coleta de dados em campo, utilizamos os seguintes instrumentos com os sujeitos da pesquisa: aplicação de questionário, do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) que foi aplicado junto aos alunos, e uma entrevista semiestruturada aplicada junto aos professores. De posse dos dados coletados em campo, fizemos as devidas análises, contamos com a ajuda da técnica de análise de conteúdo, e a utilização do software EVOC para realizar o tratamento dos resultados de maneira a serem significativos e válidos. Os resultados desta pesquisa revelaram uma representação social que veio corroborar com a hipótese central deste trabalho, na qual se imagina que o conhecimento da representação social de cidade reproduzida no discurso dos alunos do Ensino Fundamental do município de Teresina-PI, esteja relacionado ao senso comum, ancoradas em concepções fragmentadas e conteudistas, inibindo por vezes a capacidade de participação criativa acerca da produção do conhecimento pelos sujeitos sociais.

Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo à Instituição - IRENE BEZERRA BATISTA - UESPI