Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VICTOR ALVES AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO VICTOR ALVES AMORIM
DATA: 28/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Video
TÍTULO: Pedometria aplicada ao mapeamento de solos no Delta do Parnaíba, Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Mapeamento Digital de Solos. Modelos preditivos. Árvores de decisão. Redes Neurais Artificiais. Planície litorânea.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

As planícies localizadas nas regiões litorâneas são importantes criadouros de espécies vegetais e animais, mas também são ambientes de transição entre o marinho e o continental, e por tal aspecto apresentam grande fragilidade. O litoral do Piauí apresenta grande diversidade de ecossistemas frágeis e materiais pouco consolidados, onde diversos processos erosivos e de deposição atuam sobre ele, caracterizando um ambiente altamente dinâmico. No Delta do Rio Parnaíba, as planícies vegetadas são importante fonte de renda para comunidades de pescadores, catadores de caranguejo e profissionais que trabalham com o turismo, tendo em vista seu grande valor paisagístico e turístico. Os fatores apontados acima justificam o mapeamento dos solos, visando sua conservação e monitoramento. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa é realizar o mapeamento das classes de solo na área do Delta do Parnaíba como elemento que possa subsidiar o entendimento da sua variabilidade espacial e dos principais processos envolvidos na pedogênese e desenvolvimento da paisagem, através das técnicas de Pedometria. Como objetivos específicos, buscou-se: i) gerar parâmetros e/ou variáveis preditivas para o Mapeamento Digital de Solos da área; ii) relacionar os métodos de Pedometria mais adequados para o mapeamento de solos no Delta do Parnaíba; e iii) elaborar mapas digitais de solos para a área do Delta do Parnaíba – PI a partir dos métodos de Pedometria selecionados. Através do alcance dos objetivos pretende-se responder ao seguinte questionamento: o Mapeamento Digital de Solos realizado com base nas técnicas de Pedometria seria o mais adequado, além de acessível, para a classificação dos solos no Delta do Parnaíba? Permitindo o estabelecimento de limites mais precisos e menos subjetivos entre os compartimentos pedológicos da área? Metodologicamente, o trabalho foi dividido em quatro grupos de atividades: 1) trabalho de campo na área de estudo para coleta das amostras de solos, 2) análise, em laboratório, dos atributos físicos e químicos dos perfis de solo coletados, para fins de classificação, 3) geração de variáveis preditivas para o MDS da área, e 4) Mapeamento Digital dos Solos do Delta do Parnaíba à partir dos modelos selecionados. Dentre os resultados parciais tem-se a geração dos seguintes parâmetros preditivos: banda termal do sensor TM do LANDSAT 5, índices clay minerals e iron oxides e NDVI. A partir dos produtos gerados infere-se que os mesmos mostraram-se promissores para o MDS da área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1300002 - GUSTAVO SOUZA VALLADARES
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Notícia cadastrada em: 19/04/2018 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 13:21