Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO DE ALMEIDA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO DE ALMEIDA CUNHA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: CCHL - SALA DE VIDEO 2
TÍTULO: CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: saberes e desafios dos professores no processo ensino-aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Caxias- MA
PALAVRAS-CHAVES: Cartografia Escolar. Educação Geográfica. Formação docente em Geografia.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Este estudo está sendo realizado com o intuito de estabelecer a relação entre o ensino de Geografia e a Cartografia escolar, consequentemente, possibilitar aprendizagens construídas, vivenciadas e significativas. Versa sobre o tema: “Cartografia Escolar na Educação Geográfica: saberes e desafios no processo ensino-prendizagem no município de Caxias-MA”, sendo um estudo de pesquisa-ação, em que se aprendeu e construiu a cartografia escolar de forma coletiva, dinâmica, estimulando o potencial do pesquisador, dos educadores e consequentemente dos educandos. Teve como objetivo mais amplo propor, a partir da identificação das dificuldades apresentadas pelos professores, uma metodologia de ensino participativa que possibilite construir reflexivamente o estudo da cartografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: (a) verificar aspectos conceituais e pedagógicos da cartografia escolar nas aulas de Geografia; (b) Identificar as consequências do trabalho cartográfico na escola na aprendizagem discente; (c) Discutir a cartografia escolar proposta no currículo de documentos oficiais brasileiros dos Anos Iniciais do ensino fundamental; (d) executar uma sequência de ações pedagógicas da cartografia escolar a partir das necessidades encontradas nas aulas ; (e) descrever as significações dos professores sobre a experiência realizada através da pesquisa-ação sobre a cartografia escolar. No tocante ao referencial teórico adotado, baseia-se principalmente nos estudos realizados por Almeida (2001, 2010), Castellar (2011), Le Sann (2009) e Passini (1994, 2012). A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa. Quanto aos seus fins, incorpora elementos descritivos e explicativos; e quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa-ação que utiliza como instrumentos a observação participante, entrevistas semiabertas e questionários. Diante da constatação de dificuldades dos professores tanto em relação ao ensino de cartografia e quanto à formação continuada em Geografia, o propósito do trabalho foi desenvolver uma prática docente mais eficaz sobre essa questão, propiciando aos sujeitos envolvidos o desenvolvimento de capacidades relativas à representação e interpretação da realidade socioespacial. Por considerar este aspecto indispensável à construção dos conhecimentos fundamentais sobre a linguagem cartográfica nos anos iniciais, proporcionando situações aos alunos facilitadoras do aprendizado da Geografia. Portanto, buscamos com essa investigação contribuir efetivamente para a melhoria do ensino de Geografia na escola pública brasileira e especificamente no município de Caxias-MA. Pretende-se através do enfoque da regionalidade acrescer mais conhecimentos acerca do tema pesquisado ao conjunto de trabalhos sobre a alfabetização geográfica no ensino fundamental, já disponíveis no campo da Geografia Escolar.

Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO