Banca de DEFESA: WELLYNNE CARLA DE SOUSA BARBOSA

DATA: 11/02/2019
LOCAL: CCHL - Sala de Vídeo II
TÍTULO: ABORDAGEM GEOAMBIENTAL E O TURISMO EM CAJUEIRO DA PRAIA – PI
PALAVRAS-CHAVES: Geotecnologias. Sistemas Geoambientes. Atividade Turística. Uso e Cobertura da Terra.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

O município de Cajueiro da Praia está localizado no litoral do estado do Piauí, emancipado desde 1995. O município vem apresentando um crescimento urbano desordenado, especialmente em consequência do atrativo turístico de suas praias e paisagem natural. O objetivo geral do presente trabalho é avaliar o contexto geoespacial do município de Cajueiro da Praia-PI, a partir da análise geoambiental e relacionar com a atividade turística. Os objetivos específicos foram: Caracterizar o meio físico do município (geologia, clima, relevo, solos, vegetação e hidrografia); discutir a expansão do setor de serviços ligados ao turismo em Cajueiro da Praia a partir de um comparativo entre os anos de 2014 e 2017; verificar a dinâmica do uso e cobertura das terras entre 2000 e 2015; diagnosticar a partir da análise geoambiental da paisagem, a atividade turística para o desenvolvimento do município. O referencial teórico -metodológico baseou-se na análise sistêmica, tendo o modelo GTP (Geossitema-Território-Paisagem) como aliado delineador da pesquisa. Os estudos geoambientais de Cajueiro da Praia possibilitaram a correlação entre fatores relacionados a geologia, relevo, pedologia, hidrografia e geomorfologia, sendo de grande importância para o conhecimento da dinâmica natural além das potencialidade paisagísticas da área. Como complementação e equiparação aos estudos geoambientais foi elaborado o mapa de uso e cobertura das terras, nos anos de 2000 e 2015, realizado a partir de imagens TM/Landsat -5 e Landsat- 8 sensores OLI/TIRS, ambas do mês de outubro, além de imagens orbitais RapidEye de 2014 (julho e agosto) e 2012 (julho e setembro), que auxiliaram na identificação das 9 classes estudadas nessa etapa. A partir das classes observadas no mapa de uso e cobertura das terras de 2015, foi realizado a espacialização de pontos propícios ao desenvolvimento do ecoturismo no município, propondo ainda atividades que podem ser desenvolvidas na área. A pesquisa abordou também aspectos socioeconômicos e demográficos, além de uma análise do crescimento dos serviços ligados ao turismo, fazendo um comparativo com outros municípios do litoral piauiense num recorte temporal entre 2014 e 2017, constatando um aumento no número de estabelecimentos ligados ao turismo na região litorânea do município, o que demonstra uma expectativa de desenvolvimento iminente, necessitando de um olhar sistemático e estratégico do poder público que aliado as potencialidades identificadas na pesquisa, pode desenvolver práticas de incentivo a descentralização desses serviços, no sentido de valorizar a paisagem natural de Cajueiro da Praia aliando um desenvolvimento econômico à atividades sustentáveis.

Presidente - 1300002 - GUSTAVO SOUZA VALLADARES
Interno - 1301254 - EDVANIA GOMES DE ASSIS SILVA
Interno - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Externo ao Programa - 741.078.603-53 - JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA - UESPI