Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GÉSSICA MARIA MESQUITA MONTEIRO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GÉSSICA MARIA MESQUITA MONTEIRO COSTA
DATA: 30/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO: ANÁLISE AMBIENTAL DA LAGOA AZUL, MUNICÍPIO DE JARDIM DO MULATO, PIAUI
PALAVRAS-CHAVES: Lagoa fluvial. Faixa de APP. Análise geoambiental. Vulnerabilidade ambiental. Uso da terra. Material educativo.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional
RESUMO:

A Lagoa Azul é um corpo de água formado pelo represamento natural do leito do riacho Mulato, no trecho localizado no município de Jardim do Mulato, Piauí. O presente estudo tem como objetivo geral realizar um estudo das condições do ambiente desta lagoa, destacando sua dinâmica atual, a partir dos seguintes objetivos específicos: realizar uma caracterização geoambiental da lagoa azul e sua área de APP no contexto da bacia hidrográfica do riacho Mulato; identificar as condições de uso da terra e da vulnerabilidade ambiental da lagoa e de sua faixa de APP; elababorar uma proposta de material educativo sobre este ambiente para apoiar estudos e atividades locais, buscando despertar na população a consciência da necessidade de sua conservação. Os procedimentos metodológicos corresponderam inicialmente ao reconhecimento e a delimitação da área de estudo; em seguida foram levantadas as referências teórico-metodológicas para sistematização de dados e informações, tendo as técnicas de geoprocessamento como apoio para os mapeamentos e posterior análise do objeto de estudo. Como resultados parciais encontram-se o levantamento e análise da literatura sobre o tema estudado; o mapeamento e caracterização dos componentes do ambiente natural da bacia hidrográfica do riacho Mulato.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Interno - 1461646 - CLAUDIA MARIA SABOIA DE AQUINO
Externo à Instituição - ELISABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTA - UESPI
Notícia cadastrada em: 10/07/2020 14:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 22:41