Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA OLIVEIRA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA OLIVEIRA ARAÚJO
DATA: 29/08/2020
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: GEOMARKETING E (RE) ORDENAMENTO TERRITORIAL NO LITORAL PIAUIENSE: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PIAUÍ-BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Geomarketing. Espaço Turístico. Ordenamento Territorial. Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

O espaço geográfico apresenta em sua composição fatores físicos e humanos que estimulam a visitação. No litoral do Piauí, verifica-se a ocorrência de inúmeras transformações socioespaciais provocadas pela inserção de bens e serviços, para atender a demanda local e turística. Assim, este estudo tem por objetivo  analisar o espaço geográfico e o (re) ordenamento territorial turístico do município de Parnaíba – PI, através da investigação da expansão urbana no período compreendido entre os anos 2000 a 2020, com o auxílio do Geomarketing, além de verificar as concepções teóricas do espaço geográfico e turístico, especificar as políticas utilizadas no (re) ordenamento territorial e categorizar as particularidades físicas e humanas da área de estudo através do Geomarketing. O delineamento metodológico ocorreu, a priori, com a escolha do método, técnicas de pesquisa e técnicas geográficas, que possibilitaram a elaboração da fundamentação teórica, de mapas temáticos para concatenar as informações físicas e humanas, com destaque para o processo de expansão urbana da área de estudo. Os primeiros resultados evidenciaram as especificidades ambientais do município, através dos esboços geológicos, geomorfológicos, hipsométricos, relevo, rede de drenagem, solos, condições climáticas e unidades fitoecológicas. O estudo da dinâmica urbana, destaca o aumento no processo de expansão urbana e crescimento populacional do município. Aplicação das geotecnologias na área de estudo, com ênfase no geomarketing, preceitua o conhecimento das particularidades físicas e humanas, com ênfase nas transformações socioespaciais para oferecer ao poder público e sociedade civil, informações intrínsecas que subsidiem o planejamento ambiental e o ordenamento territorial, aliados ao desenvolvimento econômico, equidade social, o equilíbrio ambiental.

Presidente - 1301254 - EDVANIA GOMES DE ASSIS SILVA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Externo à Instituição - CHARLEI APARECIDO DA SILVA - FUFGD