Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DJALMA PEREIRA RODRIGUES E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA DJALMA PEREIRA RODRIGUES E SILVA
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: Conceito de paisagem nos anos iniciais em escolas da rede municipal de ensino de Teresina/PI
PALAVRAS-CHAVES: Anos iniciais. Ensino de Geografia. Paisagem. Desenho. Fotografia.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana

A Geografia é essencial para a formação cidadã principalmente por meio da leitura da paisagem, que é um conceito geográfico vivenciado cotidianamente. Nesse contexto, esse estudo é dedicado ao ensino de Geografia e ao conceito de paisagem nos anos iniciais, além de reflexões acerca da potencialidade da linguagem do desenho e da fotografia na mediação didática na escola. Desse modo, delineou-se como objetivo geral: estudar a potencialidade da linguagem do desenho e da fotografia para a construção do conceito de paisagem nos anos iniciais, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí. E como específicos: identificar as concepções de ensino e aprendizagem de Geografia e do conceito de paisagem, apresentadas na mediação didática realizada pelo(a) professor(a) de Geografia, nos anos iniciais; avaliar a potencialidade da linguagem do desenho e da fotografia, como mediação didática para a construção do conceito de paisagem nos anos iniciais e desenvolver sequências didáticas, com utilização da linguagem do desenho e da fotografia, com vistas a construção do conceito de paisagem, na perspectiva da cidadania, nos anos iniciais. Nesse sentido, questionou-se: que ações metodológicas são realizadas pelos(as) docentes de Geografia, do quinto ano do Ensino Fundamental, das escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina, no sentido de contribuir para o ensino e aprendizagem do conceito de paisagem de forma significativa e na perspectiva da formação para a cidadania? Como metodologia utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, constituindo-se quanto aos meios, como uma pesquisa-ação-educacional. A pesquisa foi estruturada em três etapas: a teórica, utilizando como aporte: Besse (2014), Callai(2001; 2005; 2013; 2017; 2018), Castellar (2000), Castrogiovanni (2017), Cavalcanti(2005; 2013; 2019), Cosgrove (2012), Freire (2001; 2020), Gomes (2017), Lacoste (2012), Leite (2002), Lopes (2014; 2018), Moreira (2020), Santos (2014), Straforini(2008), Thiollent (2011), Tuan (2013), Vigotski (2008; 2009; 2014); na documental, analisou-se a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Currículo de Geografia de Teresina (TERESINA, 2018). A pesquisa empírica, foi realizada por meio de observações, entrevistas, rodas de conversa e mediações didáticas, com a utilização de estratégias de ensino e aprendizagem como desenhos de paisagem e fotografias, registradas em diário de campo. O trabalho está estruturado em quatro seções: seção I- construção de conceitos de paisagem, concepções de ensino-aprendizagem, mediação didática de Geografia; seção II- mediação didática, planejamento e análise das produções; seção III - representação da paisagem por meio de desenho e fotografia e, seção IV- educação geográfica e cidadania a partir do conceito de paisagem nos anos iniciais. Espera-se contribuir para uma educação geográfica mais significativa, no sentido de garantir aos educandos, a partir dos anos iniciais, uma formação integral e crítica, possibilitando a compreensão do mundo vivido.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - CRISTINA MARIA COSTA LEITE - UnB
Externo à Instituição - JADER JANER MOREIRA LOPES - UFF