Banca de DEFESA: LINEU APARECIDO PAZ E SILVA

DATA: 19/12/2014
LOCAL: Sala de Video II
TÍTULO:

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA NO MUNICÍPIO DE ALTO LONGÁ (PI): SITUAÇÕES REAIS, (DES)CAMINHOS E POSSIBILIDADES.

PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação, Ensino de Geografia, Gestão e planejamento escolar, Prática docente.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A Avaliação no processo de ensino representa uma ferramenta que subsidia a aprendizagem discente. Esta representa importante técnica capaz de diagnosticar e proporcionar uma visão ampla e continuada acerca do desenvolvimento cognitivo e reflete na tomada de decisão em relação à continuidade do trabalho docente. O sistema avaliativo no Ensino de Geografia deve ser sistematizado de acordo com o contexto escolar, com base no processo de ensino e que sejam evitadas interpretações equivocadas para que possa ocorrer de maneira justa e que favoreça a aprendizagem.  Este estudo apresenta por objetivo analisar o processo avaliativo no Ensino de Geografia do município de Alto Longá (PI). Além disso, a pesquisa apresentou como objetivos específicos sistematizar uma discussão reflexiva acerca dos principais aspectos de Ensino de Geografia, Gestão, Planejamento Escolar e Prática Docente. Na pesquisa é realizada a análise do processo de Avaliação dos professores de Geografia no Ensino Médio. Através disso se compreende como se encontra o processo avaliativo em Geografia no Ensino Médio através de um diagnóstico acerca das situações reais de Avaliação pela visão dos professores, dos educandos e dos gestores nas escolas pesquisadas. Os pressupostos teóricos que nortearam este estudo fundamentaram-se em autores que dialogam com o tema pesquisado, dentre os principais podemos destacar: Cavalcanti (1991), Callai (2013), Albuquerque (2013), Libâneo (2004), Castrogiovanni (2000), Coll (1998), Evangelista (2007), Piaget (1975), Luck (2000), Silva (2009), Turra (2002), Tardiff (2008), Hoffmann (1991) Luckesi (1998), Bloom (1973), Rabelo (2009) Melchior (2004) Stefanello (2008), Piletti (2006), Zaballa (1998). A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas públicas e mostra as relações existentes entre fatos que envolvem o processo avaliativo de Geografia e os fenômenos decorrentes deste. O estudo realizado apresenta o caráter qualitativo em virtude de este pesquisador acreditar na análise reflexiva enquanto interpretação. As técnicas de pesquisa constaram de levantamento bibliográfico, conversa informal com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e educandos, aplicação de questionários para o levantamento da prática docente, entrevistas com professores de Geografia, educandos, diretores e coordenadores pedagógicos, além do acompanhamento da atividade avaliativa efetuados pelos professores, dos planejamentos, de registros e atividades avaliativas arquivadas. Esta pesquisa apresentou mapas com a identificação das escolas pesquisadas e também um mapa acerca da identificação do município. Os resultados desta pesquisa mostraram que a prática docente necessita demonstrar no processo avaliativo uma maneira em que o educando possa adquirir atitudes, competências e habilidades para que este prossiga os seus estudos e que a avaliação necessita estar de acordo com as reais necessidades do educando contemporâneo. Concluiu-se, portanto, que a Avaliação em Geografia está vinculada ao processo de ensino, ao acompanhamento sistemático do educando, aos objetivos do planejamento e que a Avaliação ocorra de maneira justa. É importante que, mesmo com as adversidades, que o educador, ao realizar o processo avaliativo, considere o meio sociocultural e as habilidades dos educandos, tornando a Avaliação significativa e enriquecedora para o conhecimento.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo ao Programa - 276280 - MARCOS ANTONIO DE CASTRO MARQUES TEIXEIRA
Externo à Instituição - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS - UFAL