Banca de DEFESA: ROSILENE DE MORAIS DA SILVA

DISCENTE: ROSILENE DE MORAIS DA SILVA
DATA: 05/04/2018
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB
TÍTULO: Eficiência agronômica do fósforo associado a diferentes saturações por base na produtividade da soja em solos do cerrado
PALAVRAS-CHAVES: Calcário; adubação fosfatada; componentes de rendimento
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A disponibilidade do fósforo junto à semente proporciona uma lavoura mais uniforme, garante um estande mais vigoroso, com maior potencial produtivo. Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a eficiência agronômica do fósforo em diferentes saturações por base na produtividade de soja. Foram conduzidos dois experimentos na safra 2016/2017. O primeiro experimento foi desenvolvido em casa de vegetação e o segundo em campo, ambos realizados na área experimental da Universidade Federal do Piauí. Para os dois experimentos foram aplicadas quatro doses de fósforo (recomendada pela análise, 25% e 50% acima da dose recomendada pela análise e o controle), em três saturações por base (50%, 60% e 70%), o delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com quatro repetições. Foram feitas análises do número de vagens por planta, número de grãos por planta, altura da inserção da primeira vagem, massa de mil grãos e produtividade. Os resultados dos experimentos indicaram que não houve interação significativa entre os tratamentos. E para o experimento em campo apenas as doses de fósforo apresentaram resultados satisfatórios, com aumento na produtividade, explicada pelo aumento do número de vagens por planta e o número de grãos por planta. Para o experimento em casa de vegetação o fósforo e a saturação por base apresentaram efeitos de forma isolada com resposta satisfatória também para as variáveis avaliadas. A saturação por base de 70% proporcionou resultados satisfatórios para o experimento em casa de vegetação. E o crescente aumento das doses de fósforo proporcionou os melhores resultados nas variáveis avaliadas. Conclui-se com esses trabalhos que a aplicação de fósforo em solos do Cerrado apresenta uma eficiência agronômica de 14,7 e 17,30 kg de grãos de soja por quilograma de fósforo aplicado, dentro dos padrões de altos rendimentos.

Presidente - 2092436 - FABIO MIELEZRSKI
Externo ao Programa - 781.976.865-72 - BRUNO DE OLIVEIRA DIAS - UFPB
Externo à Instituição - EDNA URSULINO ALVES - UNESP
Notícia cadastrada em: 02/04/2018 08:40