Banca de QUALIFICAÇÃO: JEISSICA TALINE PROCHNOW

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEISSICA TALINE PROCHNOW
DATA: 12/02/2019
LOCAL: Auditório II da pós-graduação-Universidade Federal do Piauí- UFPI/CPCE - Bom Jesus, Piauí
TÍTULO: Aplicações individuais e associadas de fertilizantes foliares e fungicida no controle da antracnose na soja
PALAVRAS-CHAVES: indudores de defesa; silício; cobre; Colletotrichum truncatum
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A soja é uma importante cultura para a balança comercial brasileira, no entanto, sua produtividade tem sido prejudicada pela antracnose, doença causada pelo fungo Colletotrichum truncatum. Seu controle tem-se dado principalmente por fungicidas comerciais, porém, têm sido relatadas perdas da eficiência de ingredientes ativos, além de efeitos deletérios a saúde humana e ao ambiente. Com isso, há necessidade da busca de novas medidas de controle, destacando-se os produtos que induzem a resistência e ativam mecanismos de defesa latente na planta. Objetivou-se avaliar a aliplicação de fertilizantes foliares a base de Silício (Si) e Cobre (Cu) com efeito protetor, aplicados isoladamente e associados com fungicida no controle da antracnose na soja. O estudo foi desenvolvido em casa de vegetação, na Universidade Federal do Piauí – Campus Professora Cinobelina Elvas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, constituído de 7 blocos com 7 tratamentos (testemunha, cobre, silício, cobre + silício, fungicida, fungicida + silício e fungicida + cobre). O comprimento da lesão nas plantas de soja foi menor nos tratamentos com a adição de Si e sua associação com o Cu e o fungicida. Para a severidade e área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) os tratamentos com Cu, Cu + Si e Fungicida + Cu se diferiram dos demais por apresentarem as maiores valores. Foi observado fitotoxidez em plantas submetidas a aplicação com Cu. O fertilizante foliar a base de Si pode ser uma opção para diminuir os impactos causados pelo C. truncatum.

Presidente - 1146289 - GUSTAVO ALVES PEREIRA
Interno - 1275725 - ELAINE MARTINS DA COSTA
Externo ao Programa - 1392243 - JULIANA JOICE PEREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 04/02/2019 09:53