• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: ASSUSSENA CARVALHO MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ASSUSSENA CARVALHO MIRANDA
DATA: 05/07/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório I da Pós-graduação, Bom Jesus, PI
TÍTULO: PRODUÇÃO E QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE FRUTOS DE FIGUEIRA, CULTIVAR “ROXO DE VALINHOS”, NO SUDOESTE PIAUIENSE
PALAVRAS-CHAVES: Ficus carica L.; produtividade; qualidade de frutos; semiárido piauiense
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
RESUMO:

A figueira (Ficus carica L.) é uma espécie que apresenta ampla adaptação às diferentes condições edafoclimáticas. No Nordeste brasileiro, essa cultura vem apresentando potencial produtivo, por conta das altas temperaturas e da radiação solar reduzirem o ciclo da planta e produzirem frutos de qualidade. Assim, objetivou-se avaliar a produção, produtividade e qualidade pós-colheita de frutos da figueira, cultivar “Roxo de Valinhos”, nas condições edafoclimáticas do Sudoeste Piauiense. Os tratamentos consistem em três estádios de maturação dos frutos, determinados pela cor da casca, (verde-amarelado, verde-arroxeado e arroxeado) e duas épocas de poda (abril e dezembro de 2018). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 4 repetições de 5 frutos para as análises físicas, e as análises físico-químicas foram realizadas em triplicata. As características avaliadas foram peso, cor, tamanho (físicas), sólidos solúveis, pH, acidez titulável e relação sólidos solúveis/acidez titulável (físico-químicas). Ao término de cada época de cultivo foi estimada a produtividade (Kg/planta) e a produção (t/ha) das 48 plantas avaliadas. Os dados foram submetidos a análise de variância, e, quando significativo, foi utilizado o teste de Tukey para os tratamentos qualitativos e regressão para os quantitativos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 133.793.993-53 - EUGÊNIO CELSO EMÉRITO ARAÚJO - EMBRAPA
Interno - 2241316 - GABRIEL BARBOSA DA SILVA JÚNIOR
Presidente - 1146289 - GUSTAVO ALVES PEREIRA
Interno - 1342777 - RAFAEL DE SOUZA MIRANDA
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 22:34