Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS AURÉLIO AYRES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS AURÉLIO AYRES DA SILVA
DATA: 29/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: UFDPAR
TÍTULO: SISTEMA VESTÍVEL COM VISÃO COMPUTACIONAL E COMPARTILHAMENTO INTERUSUÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: deficiência visual; reconhecimento de faces; visão computacional; compartilhamento; aplicativo guideye.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Ao longo dos últimos anos, o crescente desenvolvimento da tecnologia de computação e de processamento de imagens tornou possível o uso de técnicas de visão computacional para a criação de sistemas de reconhecimento de face.Esses sistemas conseguem identificar e classificar indivíduos com base em suas características faciais, o que os tornas extremamente úteis para aplicações como segurança e vigilância.No entanto, existe um esforço científico para desenvolver sistemas para pessoas com deficiência visual.O objetivo deste trabalho é desenvolver uma tecnologia vestível com visão computacional capaz de reconhecer faces com compartilhamento interusuários. O sistema será baseado em técnicas de visão computacional para detectar e extrair características faciais, bem como em técnicas de aprendizado de máquina para classificar os indivíduos.Além disso, o sistema será projetado para ser gerenciado por um servidor, de modo que os usuários possam interagir uns com os outros de forma natural.A metodologia envolverá dois módulos chamadosGuideye FACE e Guideye APPque reconhece rostos, envia para um servidor, e compartilha entre usuários. O sistema de auxílio ao deficiente visual será composto por uma placa de desenvolvimento ESP32, uma placa Raspberry Pi, fone de ouvido, bateria de 3,7v e um aplicativo. Por fim, um estudo de usabilidade e experiência do usuário será conduzido a fim de analisar a satisfação do público-alvo.Espera-se com este estudo melhorar a qualidade de vida e oferecer uma alternativa para assistência virtual remota.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Externo ao Programa - 3222259 - FRANCISCO VICTOR COSTA MARINHO
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 21:56