Banca de DEFESA: FELIPE EMANNUEL ALVINO DE JESUS

DISCENTE: FELIPE EMANNUEL ALVINO DE JESUS
DATA: 23/02/2018
LOCAL: Sala de Aula do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica – NTF / UFPI
TÍTULO: AVALIAÇÃO TOXICOGENÉTICA DO COMPOSTO OLITELURANA RF07 EM DIFERENTES SISTEMAS-TESTE
PALAVRAS-CHAVES: Toxicologia, citotoxicidade, mutagenicidade, organometais, telúrio.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Na última década surgiu um crescente interesse no estudo de compostos de telúrio como agentes quimioterápicos devido aos seus efeitos na angiogênese, na citotoxicidade de várias linhagens de células de câncer e na indução da apoptose em células humanas HL-60. Dentre os organometais a base de Telúrio, tem-se a Telurana RF-07. Porém os efeitos genotóxicos desse composto na terapia do câncer ainda são desconhecidos, por conta disto é relevante buscar ensaios que avaliem o efeito do uso da Telurana RF07 a nível celular em diferentes sistemas teste, para entender melhor quais os possíveis riscos da exposição a esta substância. A maioria dos agentes quimioterápicos atuam de forma não especifcia sobre células neoplásicas, atigindo também as células normais, o que resulta em reações em todo o organismo. Os efeitos adversos mais estudados estão relacionados à ação sobre a proliferação celular, como: toxicidade hematológica (anemia, plaquetopenia e leucopenia), gastro-intestinal (náuseas, mucosite, vômitos e diarréia), alopecia, lesões de pele, insuficiência renal e hepática e cardiotoxicidade. Além disso, estas drogas apresentam uma janela terapêutica estreita no sentido em que a dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica para diversos órgãos. Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos quimioterápicos dependem do tempo de exposição e da concentração plasmática da droga. A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Por isso, a comparação de paremetros bioquimicos e hematologicos de animias não tratatos com o composto telurana RF07 e os tratados, é relevante para a observação do seu reflexo no organismo completo. O possível uso do composto Telurana RF07 na terapia do câncer reforça a necessidade de conhecimentos sobre seus efeitos genotóxicos. A escassez de estudos sobre a genotoxicidade da Telurana RF07 leve o presente estudo ao objetivo de avaliar o potencial citotóxico, mutagênico e antioxidante do composto otimizando seu uso na terapêutica.

Externo ao Programa - 3447232 - ADRIANA MARIA VIANA NUNES
Interno - 130.036.743-15 - ANA AMELIA DE CARVALHO MELO CAVALCANTE - UFPI
Presidente - 1731057 - JOAO MARCELO DE CASTRO E SOUSA
Interno - 1638239 - PAULO MICHEL PINHEIRO FERREIRA