Banca de QUALIFICAÇÃO: RAILSON PEREIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAILSON PEREIRA SOUZA
DATA: 25/01/2022
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE PESQUISAS EM PLANTAS MEDICINAIS
TÍTULO: Avaliação in silico, in vitro e in vivo das ações citotóxica, antioxidantes e antiagregante plaquetária do gama-terpineno em modelos pré-clínicos de distúrbios cardiovasculares
PALAVRAS-CHAVES: Monoterpenos cicloexânicos, in silico, Inibidores da agregação plaquetária, Estresse oxidativo, Toxicidade
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

O gama-terpineno (GT) é um monoterpeno cicloexânico, presente em óleos essenciais de espécies vegetais farmacologicamente ativas, como o (Thymus vulgaris – tomilho), (Rosmarinus officinalis -alecrim), (Citrus reticulata - mexerica) e o (Origanum vulgare – orégano). Os terpenos, são amplamente estudados por suas ações farmacológicas reconhecidas sobre o sistema cardiovascular, hemostasia e ações antioxidantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito, citotóxico, antioxidante e antiagregante plaquetário do GT em modelos in silico, in vitro e in vivo. Na avaliação in silico, utilizou-se os softwares PreADMET, SwissADME e SwissTargetPrediction e constatou-se que o GT é bastante lipossolúvel (Log P=+4,50), moderadamente hidrossolúvel (Log S=-3,45), com excelente capacidade de absorção intestinal humana (100%), alta permeabilidade em células MDCK (244,91) e baixa em Caco-2 (23,64 nm/s), além de possuir um elevado grau de ligação às proteínas plasmáticas (100%). Quanto à predição de similaridade às drogas, o GT atendeu às regras do cinco de Lipinski e WDI-like, obedeceu à região ótima do radar de biodisponibilidade e foi considerado de estrutura média pela regra MDDR like. Nos testes de toxicidade in silico, exibiu potencial carcinogênico e mutagênico. Com relação aos possíveis alvos no organismo humano, foram encontrados os receptores nucleares (27,3%), receptores acoplados à proteína G (20%) e a enzima citocromo p450 (13,3%). Para a realização do docking molecular foram utilizadas estruturas tridimensionais (3D) do GT e dos alvos bioquímicos, obtidos por meio dos bancos de dados Protein Data Bank (PDB) e processados em programas computacionais como o AutoDockTools, AutoDockVina e BIOVIA Discovery Studio. Os resultados apurados demonstram que o composto apresenta afinidade aos alvos testados mediante as seguintes energias de ligação (Kcal/mol): receptor P2Y12 (-6,27), eNOS (-6,36), CAT (-6,51), SOD (-4,47) e GSH (-5,97). Comparou-se também a afinidade entre o GT e o receptor P2Y12 com fármacos antiagregantes plaquetários e inferiu-se que não houve diferença significativa entre a afinidade do receptor com o prasugrel (-6,40 ± 0,09 Kcal/mol, p=0,3209), porém, houve diferença com o ticagrelor (-8,00 ± 0,18 Kcal/mol, p<0,0001). A citotoxicidade do GT foi avaliada pelo ensaio MTT com linhagens celulares normais, evidenciando-se concentrações citotóxicas de 50% (CC50) iguais a 333,3 e 366,7µM, respectivamente, para fibroblastos e células endoteliais murinas. Nos testes in vivo, utilizou-se ratas fêmeas, espontaneamente hipertensas (SHR), tratadas com GT por via oral por 7 dias, distribuídos nos grupos controle e experimentais (25, 50 e 100 mg/Kg de GT). Ao final, os animais foram eutanasiados e amostras de sangue foram coletadas para avaliação do estresse oxidativo e amostras de medula óssea também foram extraídas para avaliação de mutagenicidade pelo ensaio de micronúcleo. Na avaliação antioxidante, evidenciou-se que diferentes doses de GT apresentaram elevação (p<0,05) da atividade da enzima catalase  em comparação ao grupo controle. A dosagem de nitrito, por reagente de Griess, observou-se aumento na concentração, no tratamento com 100 mg/Kg de GT (p<0,01). GT apresentou baixo potencial mutagênico com baixa frequência de micronúcleos em eritrócitos policromáticos, em relação ao grupo controle (p<0,05). Conclui-se que o GT possui uma boa afinidade com receptores purinérgicos e efeito sobre a reversão da agregação plaquetária e do estresse oxidativo, não apresenta potencial citotóxico e genotóxico com relevância, sendo promissor para alvos terapêuticos de controle de doenças cardiovasculares.

Presidente - 2617696 - ALDEIDIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ALESSANDRA MARIA BRAGA RIBEIRO - IFPI
Interno - 1560969 - ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 10:44