Banca de DEFESA: MARLI CLEMENTINO GONCALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLI CLEMENTINO GONCALVES
DATA: 31/08/2015
LOCAL: PPGEd/sala de defesa/CCE
TÍTULO:

“Eu era professora, era catequista, era enfermeira, eu era tudo!”: a profissão docente no meio rural piauiense (1971 – 1989).

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores rurais. Profissão Docente no meio rural. Ação Educativa. Configuração.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este estudo, em História da Educação piauiense, analisa o processo de configuração da profissão docente no meio rural piauiense no período de 1971 a 1989, tendo como focos a formação do professor e sua ação educativa na escola e na comunidade. Em levantamento dos estudos sobre a educação no meio rural piauiense constatamos que considerando os trabalhos que discutem a escola e o professor leigo no meio rural tais como o de Sousa Sobrinho (1983), Rodrigues (1999, 2001), Franco (1999), Cortez (2006) e Araújo (2007), não havia estudos que discutissem a profissão docente em suas diferentes interfaces, sua configuração, na interconexão com as ações estatais e os aspectos pessoais. O recorte temporal inicial considerou a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº 5692 de 11 de agosto de 1971 que determinou a formação inicial básica para a docência e passou a exigir esta formação para o exercício do magistério. O recorte final considerou a extinção do Departamento de Educação Rural - DERU em 1989 na SEDUC, período também em que o rural e a educação no meio rural saem das prioridades da agenda pública como estabelecida até então. O recorte espacial é o Piauí. Como fontes foram utilizados documentos oficiais, jornais e a história oral temática. Os documentos analisados, diários oficiais, artigos de jornais, decretos, mensagens, dentre outros, estão preservados nos arquivo público de Teresina – Casa Anísio Brito, nos arquivos de secretais municipais de educação e em arquivos particulares de professoras e professores rurais. Para a produção da história oral selecionamos 5 municípios com maior e menor número de professores e escolas rurais no período de 1971 a 1989, como uma estratégia para aprofundar as discussões sobre a ação dos programas e projetos de educação no meio rural, e da ação educativa desenvolvida pelos professores rurais. Para isto, dialogamos com 4 professores rurais em cada um dos municípios, tendo como critérios o período em que eles trabalharam em escolas rurais e a inserção ou não em programas de formação. A análise procurou responder a questão central desta pesquisa: Qual a configuração da profissão docente no meio rural piauiense no período e 1971 a 1989? Tendo como categoria a profissão docente e como subcategorias a ela vinculadas a formação e ação educativa do professor. Para a análise utilizamos o conceito de  configuração social e de teias de interdependências em Norbert Elias (1991, 1994, 2001) e o de estratégia e tática de Michel de Certeau (1994). Do estudo empreendido constatamos que no período de 1971 e 1989 um conjunto de fatores constituíram a profissão docente no meio rural piauiense, desde as exigências e possibilidades de formação para atuação na escola rural, as formas de acessar a profissão a partir da produção de estatutos, a estruturação dos órgãos municipais de educação e o debate em torno de salários, influenciando no exercício docente e construindo a profissão. Configuraram também a profissão, neste período, as ações educativas produzidas pelos próprios professores rurais nas teias de interdependências em que situavam-se na escola e na comunidade, e nas táticas utilizadas em relação as estratégias do estado brasileiro para o desenvolvimento do meio rural.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM