Banca de DEFESA: CAIO VELOSO

DATA: 30/09/2015
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

A Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais em Interface com a Prática Docente

PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores. Ciências Naturais. Práticas docentes.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O objetivo do presente estudo é analisar a formação continuada ofertada pelo Centro de Formação Odilon Nunes ao professor de Ciências Naturais e suas inter-relações com a prática docente. Especificamente, buscamos descrever as contribuições e as estratégias de ensinar/aprender da formação continuada no âmbito das Ciências Naturais; identificar os aspectos da formação continuada que favorecem o redirecionamento da prática docente; e caracterizar a prática docente em Ciências Naturais para os anos finais do Ensino Fundamental. O nosso interesse pela formação continuada resultou de inquietações enquanto professor de Ciências e Biologia em Teresina, ao nos depararmos com um ensino memorístico e de metodologias mecanizadas, o que nos levou a elaborar o seguinte problema de pesquisa: quais as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente em Ciências Naturais? Para a construção dos pressupostos teóricos que dão sustentação a este estudo, contamos com as contribuições de autores que discutem a formação continuada de professores, entre eles: Imbernón (2006, 2010), Mendes Sobrinho (2006), Moreira (2002), Nóvoa (1991, 1995), Schön (1995, 2000); além de autores que investigam a prática docente em Ciências Naturais, como Carvalho e Gil-Pérez (2011), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009), Krasilchik (1987, 2000, 2009), Mendes Sobrinho (2002, 2011), Souza (2009), dentre outros. Utilizaremos também como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares do município de Teresina, os Fundamentos do Programa Qualiescola de Formação Continuada e planos de curso e de encontro da formação continuada em análise. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvemdez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, em cinco escolas públicasde Teresina-PI e que tenham participado, no período de 2010 a 2012, das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de questionário misto, a fim de identificar o perfil acadêmico-profissional dos interlocutores; pela realização de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais; e por análise documental, de modo a propiciar uma análise mais completa da temática em foco. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo dos questionários, entrevistas e documentos, considerando duas categorias de análise: Formação Continuada do professor de Ciências Naturais e Prática Docente e o ensino de Ciências Naturais. O presente trabalho mostra-se relevante por evidenciar os anseios dos interlocutores no que tange à formação continuada de professores. Ademais, os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre novas teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - CET