Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETI DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETI DA SILVA SOUSA
DATA: 18/11/2015
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

Construção e (re)construção de saberes docentes na formação inicial de professores: trajetórias narradas no contexto do estágio curricular supervisionado

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. Saberes docentes. Narrativas. Estágios Supervisionado.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo saberes docentes construídos e (re) construídos no curso de formação inicial de professores no contexto do estágio curricular supervisionado. Foi eleito o seguinte problema de pesquisa para esta investigação: Que saberes docentes são construídos e (re) construídos na formação inicial de professores no contexto do estágio curricular supervisionado. A referida indagação nos leva a supor que esse contexto de formação constitui-se em espaço de aprendizagem profissional, experimentado pelo discente, através de sua atuação em situações reais de trabalho realizado nas instituições escolares públicas sob a responsabilidade e coordenação de instituições de ensino. Partindo dessa premissa é aqui é defendida a tese de que: O estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores oportuniza a construção e (re) construção de saberes docentes na interação com outros sujeitos e na articulação teórico- prática do conhecimento. Para responder ao problema e confirmar a tese anunciada o objetivo: Analisar saberes docentes construídos e (re) construídos pelos discentes no curso de formação inicial de professores no contexto do estágio curricular supervisionado em docência, configurou-se como objetivo geral para esta investigação, seguido dos específicos: Construir o perfil biográfico e formativo das interlocutoras da pesquisa; Caracterizar os aspectos legais do estágio curricular supervisionado como componente curricular; Identificar os saberes da profissão docente construídos no decorrer do Estágio curricular supervisionado ofertado no curso de Pedagogia; Descrever o processo de construção dos saberes docentes a partir do estágio curricular supervisionado. O referencial teórico e metodológico segue das abordagens de Benjamin (1993), Fairclough(2001),  Gauthier(2006), Garcia(1999),  Josso (1988; 2004), Larrosa(2004),   Nóvoa (1995, 1998), Passeggi (2012), Pimenta (2001), Pimenta e Lima (2004) Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2002),Ricouer (2007-2010)  e outros.  A abordagem metodológica pautou-se nos fundamentos da Pesquisa Narrativa analisada a luz da análise de discurso. O memorial de formação e o questionário foram as técnicas e os instrumentos utilizados. O olhar esteve voltado para os discentes do curso de Pedagogia do CCE - Campus Ministro Petrônio Portela-UFPI, em Teresina-PI que cursaram as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Os resultados preliminares confirmam a tese de que o estágio curricular supervisionado em docência, a interação com outros sujeitos e a articulação teórico prática oportunizam aos discentes produzirem saberes da profissão, no entanto é necessário que se repense as relações que se estabelecem nos diferentes espaços educativos de atuação desse futuro profissional haja vista que o pedagogo tem no contexto atual um leque de opções para desenvolver uma prática educativa e o curso de pedagogia ainda não consegue abarcar concretamente essas dimensões  sobretudo na articulação teórico prática do conhecimento no âmbito dos estágios nos espaços não escolares.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO