Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MARIA LIMA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA MARIA LIMA DA COSTA
DATA: 30/11/2015
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

MODOS DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NARRATIVAS DE VIDA

PALAVRAS-CHAVES:

Ser professor. Educação Profissional. Narrativas de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Os modos de ser professor na educação profissional imbricam-se com a ideia de como o professor se percebe enquanto pessoa e como profissional; bem como articula-se com seus modos de atuação no processo de ensinar/aprender. A percepção que o professor tem de si enviesa-se com os contextos sociais que delimitam as práticas educativas em seu modus operandi e os seus modos de atuação são redimensionados ao longo de seus percursos profissionais. Ser professor na educação profissional reveste-se de alguns componentes sui generis tais como: a ênfase na formação para o mercado de trabalho em detrimento da formação para o mundo do trabalho e a formação técnica preterir a formação geral. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo a pesquisa narrativa como produtora e produto de conhecimentos. Por meio das histórias de vida buscará a constituição explícita ou implícita dos modos de ser professor na prática educativa de professores da educação profissional. A investigação será desenvolvida em uma escola da rede pública federal que oferece educação profissional. A pesquisa terá como colaboradores dez professores que atuam na educação profissional. Para a produção dos dados serão utilizados a escrita do memorial e a entrevista narrativa. No processo de interpretação, o estudo seguirá as orientações da análise de conteúdo da narrativa segundo Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1995) e a análise narrativa de Schütze (2011). Assente-se que o estudo da temática proposta decorre de que os professores se constituem ou são constituídos como responsáveis diretos ou indiretamente pelas formas e maneiras como os alunos são formados para atuarem frente ao mundo ou mercado de trabalho. Nesta vertente, os  pressupostos deste estudo fundamentam-se na proposição de que os modos de ser professor na educação profissional têm como suporte a racionalidade técnica; objetivando precipuamente a preparação para o mercado de trabalho.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ