Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES
DATA: 14/12/2015
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

O nível de escolaridade dos professores de Ensino Fundamental e suas relações com as práticas pedagógicas, a partir dos dados da Prova Brasil 2013

PALAVRAS-CHAVES:

Escolaridade dos professores; Práticas pedagógicas; Prova Brasil.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil escolar de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras, relacionando-o com as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Tais práticas foram relacionadas também ao desempenho dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se de estudo quantitativo, não experimental, e correlacional, por analisar variáveis presentes nos microdados do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os quais contêm as respostas dadas, pelos professores de escolas públicas brasileiras, aos questionários contextuais por ocasião da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), também denominada Prova Brasil, edição 2013. A população delimitada para o estudo foram os professores de 5º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do Brasil, respondentes do citado questionário, totalizando 102.628 sujeitos. O processo fundamental para a análise de dados quantitativos foi a estatística, assim, utilizou-se, neste estudo, o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, para a organização do banco de dados, constando como principais variáveis: escolaridade, práticas pedagógicas gerais, práticas pedagógicas de Língua Portuguesa e práticas pedagógicas de Matemática. Recorreram-se também aos dados do boletim de Resultados da Prova Brasil-2013, utilizando-se a distribuição percentual dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O percurso metodológico permitiu construir o perfil do professor quanto à escolaridade, apoiado em variáveis como sexo, idade, experiência, tipo de instituição em que cursou graduação e modalidade de ensino utilizada e, a partir deste perfil, foi possível estabelecer relações, através de tabelas de referência cruzada, com as práticas pedagógicas desenvolvidas por este mesmo grupo de professores. Inferiu-se, a partir dos procedimentos de análise, que há relação entre a escolaridade e as escolhas que os professores fazem no delineamento de sua ação pedagógica geral e por disciplinas e que também foram verificadas incongruências entre as práticas informadas pelos professores e o desempenho dos alunos. Os achados deste estudo foram analisados com base em estudos e fundamentos teóricos fornecidos por Gatti e Barreto (2009, 2011), André (2011), Zabalza (1994), Nóvoa (1992), Tardif e Raymond (2000), Penin (1992), entre outros. As conclusões do estudo revelaram quanto à escolaridade, que a maioria dos professores atende ao requisito mínimo legal para serem professores, mais de 80% tem curso superior e que a maioria fez curso superior em instituição privada. Concluiu-se que há diferença expressiva entre as práticas pedagógicas de professores com curso superior e sem curso superior, bem como entre professores com licenciaturas específicas. Ademais, a frequência semanal que dizem desenvolver determinadas práticas em sala de aula, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, não corresponde aos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo ao Programa - 1167542 - GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES