Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA OKA LOBO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA OKA LOBO
DATA: 06/06/2012
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/CCE
TÍTULO:

Os desafios das práticas pedagógicas do tutor à distância no ensino profissionalizante da educação à distância: um estudo do sistema rede e-Tec Brasil junto ao CAF/UFPI – 2010/2011. 2012.

PALAVRAS-CHAVES:

Educação a Distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Práticas Pedagógicas. Tutor à distância. Saberes Docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os desafios das práticas pedagógicas dos tutores a distância nos cursos profissionalizantes da Escola Técnica Aberta do Brasil da UFPI. O objetivo geral de investigá-los é refletir a relação existente entre a prática pedagógica e o saber docente na educação à distância. A justificativa deste estudo centra-se nas experiências docentes e no trabalho inerente à coordenação no ensino presencial, bem como através de vivências que nos inquietaram, principalmente, como coordenadora de tutores na EaD. É pertinente ressaltarmos a relevância deste trabalho, a fim de revermos sobre e nas próprias ações dos tutores a distância, através das práticas pedagógicas na EaD. Esta reflexão favorecerá melhoria no processo aprendizagem para o aluno, consequentemente, facilitará o aluno ao acesso no ao mercado de trabalho. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, contamos com diversas contribuições. Na EaD, utilizamos os estudos de Valente (2003), Preti (2005), Behar (2009), Mattar (2011), Coll e Monereo (2010) e Silva (2011). Nas tecnologias (digitais), nos fundamentamos em Valente (2007), Castells (2008) e Alves (2003). Na metodologia nos apoiamos em Bauer e Gaskell (2000), Bogdan e Biklen (1994), Flick (2007), Nóvoa; Finger (2010), Benjamim (2004) dentre outros. Nas práticas pedagógicas, nos apoiamos em Perrenoud (1997, 2001), Charlot (2005), Behrens (2005), Sacristán; Pérez-Gómez (1998), Nóvoa (1992) e outros.  Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa, contemplando os aspectos da pesquisa narrativa. Assim para chegarmos aos dados, utilizamos as técnicas da entrevista narrativa e da Observação Analítica do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, na qual a validamos. Para analisarmos os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, sugerido por Bardin (1977), a qual nos delineou a produção de 04 (quatro) EIXOS - EIXO 1: As Funções do Tutor Online - (O SABER SER), o qual nos levou a 04 categorias das funções que o tutor realiza no ambiente virtual. São elas: Pedagógica, Social, Gerencial e Suporte Técnico; EIXO 2: A Prática Pedagógica e Ação Docente à distância (híbrida) (O SABER FAZER), se refere às ações dos tutores a distância que atuam no modelo híbrido; EIXO 3: Caracterização das Práticas Pedagógicas dos Tutores a Distância da Rede e-TEC/BRASIL CAF/UFPI (O SABER), representa as ações (comportamentos) de como os tutores a distância agem. Por fim, EIXO 4: D – Desafios das Práticas Pedagógicas dos Tutores a Distância da Rede e-TEC/BRASIL CAF/UFPI, se refere aos desafios das práticas pedagógicas desses tutores que atuam nos cursos profissionalizantes da Escola Técnica Aberta do Brasil da UFPI, satisfazendo, assim, o objeto de estudo desta pesquisa. Os resultados do estudo, por enquanto nos indicam a constatação das funções criadas por Berge (1995); mas que ao mesmo tempo vão de encontro com os saberes necessários a se trabalhar na EaD, especialmente no momento online. Verificamos, a partir das análises das falas dos(as) sujeitos, que investigar a prática pedagógica é imprescindível para se analisar o conjunto de saberes que cada professor carrega para (re)construir-se e delinear novas práticas e vice-versa, a fim de propiciar melhoria no processo de aprendizagem do aluno.

Externo ao Programa - 1316848 - ANA BEATRIZ SOUSA GOMES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL