Banca de DEFESA: HAÊDE GOMES SILVA

DATA: 25/02/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA E NARRATIVIDADE DOCENTE: A ESCOLA COMO ESPAÇO E TEMPO DE PRODUÇÃO DE SABERES E APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS

PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Saberes docentes. Práticas pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A formação dos profissionais da educação constitui-se atualmente um dos temas debatidos no campo das pesquisas desenvolvidas no cenário nacional e internacional. Nesse contexto formativo, destacam-se estudos voltados para a implementação de novas políticas de formação inicial e continuada que atendam às necessidades formativas desses profissionais em tempos e espaços diferenciados, que revelam uma nova configuração nos modelos vigentes dos cursos de formação continuada em que práticas docentes participativas e reflexivas têm merecido expressivo destaque como resultado de mudanças significativas na prática pedagógica. Alinhada com esta perspectiva, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada no contexto da escola de ensino fundamental dos anos iniciais, compreendida como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas. Diante do exposto, o estudo propõe o seguinte problema: em que aspectos a formação continuada de professores possibilita a produção de saberes e aprendizagens compartilhadas no contexto de suas práticas pedagógicas na escola de ensino fundamental dos anos iniciais? A pesquisa delineia como objetivo geral: investigar a formação continuada de professores e sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas, tendo em vista a produção de saberes e aprendizagens compartilhadas no contexto da escola de ensino fundamental dos anos iniciais e como objetivos específicos define os seguintes: caracterizar ações de formação continuada de professores ofertadas pela rede municipal de ensino; descrever situações formativas que proporcionam aos professores a vivência de aprendizagens compartilhadas na escola de ensino fundamental; analisar os saberes produzidos e reelaborados pelos professores a partir da formação continuada na sua prática pedagógica na escola de ensino fundamental. Adota como campo teórico ideias de Alarcão (2001,2007); Imbernón (2006,2010); Macedo (2004); Nóvoa (1992), Warschauer (2001), dentre outros que vislumbram a escola como espaço possível de formação e aprendizagens compartilhadas. Tem como proposta metodológica a pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, configurando-se como estudo de natureza descritiva e interpretativa, na perspectiva de compreensão contextual do fenômeno investigado, apoiada em Souza (2004), Nóvoa (1992), Bertaux (2010). Seus interlocutores são 06 (seis) professores do ensino fundamental e 01 (uma) pedagoga, que por meio de narrativas de formação, via Cartas Pedagógicas inspiradas em Freire (2014) e Camini (2012) e de Entrevista Narrativa, segundo Jovchelovich e Bauer (2015) efetivaram a produção de dados, que se encontram organizados em três tempos analíticos, segundo orientação de Souza (2006), assim denominados e explicitados: Tempo Analítico I – Pré-Análise/Leitura Cruzada, o qual traça o perfil (auto) biográfico dos interlocutores; Tempo Analítico II/Leitura Temática: que se ocupa da organização de unidades de análise descritiva, avalia e interpreta os dados e auxilia no estabelecimento de unidades de análise temática descritivas organizadas a partir dos relatos produzidos pelos interlocutores; e Tempo Analítico III: Leitura Interpretativa-Compreensiva, que integrando o agrupamento de elementos dos Tempos I e II, conforme citados, tendo em vista o desvelamento das singularidades implícitas e explícitas, possibilitando a compreensão do objeto de estudo, no caso, a escola do ensino fundamental dos anos iniciais como lócus de formação continuada e de aprendizagens compartilhadas. Expressa como principais resultados/ constatações: confirmação da escola como espaço de formação continuada; entendimento de que são produtores/mobilizadores de saberes para demandar sua formação continuada e fortalecer sua prática docente e que reconhecem a escola local de aprendizagens compartilhadas, tendo em vista as trocas de experiências, os estudos colegiados e a oportunização de momentos importantes que levam ao exercício reflexivo do professor na condição de um representativo exercício que empodera o circuito formativo e de crescimento do professor.

Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - MARLY GONDIM CAVALCANTI SOUZA - UESPI
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA