Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE FERREIRA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FERREIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 29/01/2016
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

Representações sociais da qualidade do trabalho docente partilhadas por alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí

PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Docente. Ensino Superior. Qualidade. Representações Sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A qualidade do trabalho docente no ensino superior no Brasil tem recebido maior atenção nos últimos anos, sobretudo a partir das primeiras avaliações educacionais, em larga escala, implementadas pelo Ministério da Educação, no Brasil,  no final de 1980. A definição do termo qualidade não é consensual, incorporando um sentido complexo e abrangente. Com base neste entendimento, realizamos esta pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo analisar as representações sociais da qualidade do trabalho docente partilhadas por alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí em Teresina. Recorremos, para tanto, à Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978) para apreendermos os sentidos presentes no senso-comum relacionados à qualidade do trabalho docente. Buscamos na História da Educação elementos que fundamentassem o processo de construção do objeto de estudo, bem como na Didática subsídios para relacionarmos as representações elaboradas pelos alunos à compreensão científica do que se traduz a prática docente. Foram sujeitos da pesquisa 30 alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí em Teresina, investigados a partir de entrevista semiestruturada com roteiro de oito questões. Já para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo por meio da técnica de Análise Categorial, conforme Bardin (1977). Os resultados alcançados revelam que as representações sociais da qualidade do trabalho docente para os sujeitos desta pesquisa estão associadas a fatores relacionados à metodologia, qualificação, domínio de conteúdo, compromisso, avaliação, motivação, relacionamento, dentre outros. Os resultados revelaram ainda, a partir das representações sociais apreendidas, que há um comprometimento do rendimento acadêmico dos sujeitos, demandando maior esforço e gerando desmotivação.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo ao Programa - 2174183 - CLEANIA DE SALES SILVA