Banca de DEFESA: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A PARTIR DOS DADOS DA PROVA BRASIL 2013

PALAVRAS-CHAVES:

Escolaridade dos professores; Práticas pedagógicas; Prova Brasil.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

O presente estudo tem como objetivo estabelecer relação entre o perfil de escolaridade dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras e as práticas pedagógicas, por eles desenvolvidas em sala de aula, a partir de dados contextuais da Prova Brasil, edição 2013. Trata-se de estudo quantitativo, com base em dados secundários, originalmente produzidos e disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em forma de microdados. A população delimitada para o estudo foram os professores de 5º Ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas do Brasil, que responderam ao questionário do professor – Prova Brasil (2013), totalizando 102.628 sujeitos. O processo fundamental para a análise de dados quantitativos foi a estatística; assim, utilizou-se, neste estudo, o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, para a organização do banco de dados, distribuição de frequências e produção de tabelas de tabulação cruzada que permitiram encontrar relação ente as variáveis trabalhadas: perfil de escolaridade e práticas pedagógicas desenvolvidas. Assim, construiu-se o perfil do professor quanto à escolaridade, caracterizando o grupo quanto ao sexo, idade, experiência, nível de escolaridade, tipo de instituição em que cursou graduação e modalidade de ensino utilizada e, a partir deste perfil, foi possível estabelecer relações, com as práticas pedagógicas desenvolvidas por este mesmo grupo de professores. Inferiu-se, a partir dos procedimentos de análise, que há relação entre a escolaridade e as escolhas que os professores fazem no delineamento de sua ação pedagógica geral e por disciplinas. Os achados deste estudo foram analisados com base em estudos e fundamentos teóricos fornecidos por Gatti e Barreto (2009, 2011), André (2011), Zabalza (1994), Nóvoa (1992), Tardif e Raymond (2000), Penin (1992), entre outros. Também se utilizou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como referência para análise das práticas pedagógicas.  As conclusões do estudo revelaram quanto à escolaridade, que 94,3% dos professores atendem ao requisito mínimo legal para serem professores, mais de 80% tem curso superior e que a 57,8% fez curso superior em instituição privada. Quanto à pratica pedagógica, observou-se que os professores fazem escolhas incongruentes em relação aos procedimentos didáticos, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, desenvolvendo em mesma frequência práticas de matriz pedagógica opostas. Concluiu-se que há diferença expressiva entre as práticas pedagógicas de professores com curso superior e sem curso superior, bem como entre professores com licenciaturas específicas quando se trata de utilização do tempo escolar, efetivação do conteúdo ministrado e escolha dos procedimentos didáticos.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA