Banca de DEFESA: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

QUEM SÃO OS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA?: Um estudo sobre o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil no estado do Piauí no contexto pós LDB 9.394/96

PALAVRAS-CHAVES:

Perfil formativo; Formação inicial; Formação contínua; Educação Infantil.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional

Este estudo teve como objetivo investigar o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil do estado do Piauí com vistas a verificar o seu atendimento às exigências de formação e às finalidades previstas na LDB 9.394/96 para essa etapa da Educação Básica. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, tendo como fonte os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2013 no que tange, especificamente, à formação dos professores que atuam na Educação Infantil, os quais são disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP). Para a extração e sistematização dos dados, recorreu-se ao uso do software Startical Package for the Social Siences (SPSS) do qual utilizou-se as seguintes funções: seleção de casos, agregar, frequência e referência cruzada que permitiram a construção de um banco de dados contendo as seguintes variáveis: escolaridade, situação do curso, agências formadoras, dependência administrativa, tipo de contratação, etapas de ensino, formação continuada. A visualização dos dados se materializou a partir da organização de tabelas mediante a utilização do programa Excel. O estudo abrangeu todo o Piauí, compreendendo o universo de 8.156 professores que atuavam na Educação Infantil em 2013, razão pela qual optou-se pela organização territorial do Estado em Gerências Regionais de Educação (GREs), totalizando 18 gerências, cada uma com seus municípios, sendo um deles o município polo. Os procedimentos metodológicos evidenciam que, apesar dos avanços, o perfil de formação desses professores é multifacetado, em razão da significativa presença de outros cursos superiores atuando nas creches e pré-escolas do Piauí; da presença de professores com a formação em Nível Médio e Normal Magistério; professores com Ensino Fundamental completo e incompleto; a formação contínua é quase inexistente no universo de professores dessas instituições escolares; a política de formação atual, que tem o Parfor como maior representante, alcança minimamente os profissionais que carecem de formação em nível superior no curso de Pedagogia, principalmente como 2ª licenciatura; quase metade dos professores que necessitam de formação superior não é concursada; e a grande maioria dos professores que fizeram curso superior numa IES pública obtiveram sua graduação na UESPI. Os achados desta pesquisa foram analisados à luz dos pressupostos teóricos que o fundamentam, especialmente a partir das contribuições de Gatti (2004, 2009, 2011), Freitas (2007, 2012), Barreto (2009), Kramer (2006), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Imbernón (2005) e Scheibe (2007). As conclusões deste estudo mostram que a Educação Infantil no estado do Piauí ainda é nivelada pela noção de mínimo e que o caráter multifacetado do professor, quantitativamente, nega que a docência na Educação Infantil é uma profissão que detém especificidades que precisam ser aprendidas e que a caracterizam e a diferenciam de outras profissões e até mesmo da própria docência em outros níveis de ensino, o que pode comprometer o alcance das finalidades previstas pela LDB 9.394/96.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ