Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELI MARIA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELI MARIA DE SOUSA
DATA: 10/03/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Sócio-Histórica. Significados e sentidos. Aprender a Ensinar. Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A pesquisa científica nos ajuda a construir os movimentos de um fenômeno para tentar compreender-lo e reesignificá-lo. Desse modo, ter vivenciado o pesquisar no processo de formação, mudou a nossa forma de olhar para a realidade, além disso, a vivência da docência, a necessidade de olhar a formação do professor considerando a dimensão subjetiva vem orientando à realização dessa investigação. Desse modo, essas questões ensejaram o seguinte problema: Que significados e sentidos o professor constitui sobre o aprender a ensinar e como essa compreensão medeia sua prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem? Assim, nosso estudo apresenta como objetivo geral: Investigar os significados e sentidos constituídos por professores sobre o aprender a ensinar e que medeiam sua prática pedagógica. Temos ainda, como objetivos específicos: Apreender os significados e sentidos constituídos por professores do aprender a ensinar; Conhecer os processos formativos vivenciados pelos os professores; Compreender as relações entre as significações produzidas no processo de aprender a ensinar e a prática pedagógica dos professores. Nosso estudo tem percorrido o caminho epistemológico da Psicologia Sócio-histórica, do Materialismo histórico dialético e da formação e prática pedagógica do professor, o que orienta as peculiaridades de compreender o objeto investigado. Assim, na produção dos elementos teóricos nos fundamentamos em autores que teorizam sobre a Psicologia sócio-histórica, o materialismo histórico dialético, a formação de professores e a prática pedagógica: Afanasiev (1997), Gadotti (1998), Kopnin (1978), Leontiev (1978), Nóvoa (1999), Sacristán (2001), Vasquez (2007), Vigostki (2009, 1998). No que diz respeito às questões metodológica Aguiar e Ozella (2013), Minayo (2009), Rey (2005) orientou o pensar sobre a pesquisa qualitativa e os Núcleos de Significações. A pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa, no qual a entrevista narrativa a análise dos Núcleos de Significação nos ajudará a fazer o processo investigativo e de análise das informações compartilhadas por nossos protagonistas. Nossos protagonistas da pesquisa são três professores das disciplinas de exatas e tem como cenário uma escola pública de Teresina.  Apresentaremos parte do nosso estudo que compreende as discussões teóricas sobre processo de formação e prática do professor e as categorias atividade e consciência; significados e sentidos; mediação; objetivação e apropriação. Os resultados apontam para a importância dessas categorias estudadas, que o reconhecimento da atividade humana, em destaque, a prática que o professor realiza, seja ela emancipada ou alienada, se constitui das singularidades advindas nas construções dos significados e sentidos sobre o aprender a ensinar e sobre o mundo que o cerca.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2177567 - CARLA ANDRÉA SILVA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 09/03/2016 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 08:34