Banca de DEFESA: ROSALINA DE SOUZA ROCHA DA SILVA

DATA: 25/06/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO:

CAMINHO DAS PEDRAS EM ESPIRAL: MOSAICO DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE ENSINAR ARTES VISUAIS

PALAVRAS-CHAVES:

Prática Docente. Ensino de Artes Visuais. Significado e Sentido.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O estudo tem como objetivo investigar a relação dos significados e sentidos de ensinar Artes Visuais na educação profissional técnica de nível médio com as práticas docentes produzidas pelas professoras de duas escolas em Parnaíba-PI, colaborando para a produção de significados e sentidos sobre práticas docentes Ético-afetivas. Especificamente, objetiva caracterizar as práticas produzidas pelas professoras na educação profissional técnica de nível médio em contexto escolar; identificar os significados e os sentidos de ensinar Artes Visuais que as professoras relacionam com suas práticas docentes na educação profissional técnica de nível médio em contexto escolar e analisar os significados e os sentidos de ensinar Artes Visuais na educação profissional técnica de nível médio no desenvolvimento das práticas docentes. Para alcançar os objetivos, a pesquisa utilizada foi a Colaborativa, fundamentada em Ibiapina (2008, 2014), tendo como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético, fundamentado em Marx e Engels (2002). Respaldamo-nos em Freire (1996, 2011) e Spinoza (2013), para definir a categoria Prática Docente Ético-afetiva. Utiliza como procedimentos metodológicos: Encontro Colaborativo, Messenger e Observação Colaborativa. A análise é baseada no tipo de pergunta formulada e nos estudos de Ninin (2013), Liberali (2012) e Silva (2015). Obtivemos como resultado a expansão dos conhecimentos iniciais das partícipes, quando apresentam significações ampliadas e indicadores de transformação das práticas, com possibilidade de realização de Práticas Docentes Ético-afetivas, conseguidas em compartilhamentos de significados e negociações de sentidos. A pesquisa favoreceu a colaboração, o desenvolvimento pessoal e profissional das partícipes que atuam no ensino de Arte Visuais na educação profissional técnica de nível médio.

Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo à Instituição - JEFFERSON FERNANDES ALVES - UFRN
Externo à Instituição - MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE - UESPI
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO