Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI
DATA: 23/06/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO:

O estagio supervisionado no âmbito  da educação a a distância: um olhar sobre  a formação docente na UFPI.

PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado. Educação a Distância. Formação docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O estágio, sob a forma supervisionada, consiste numa importante fase da vida acadêmica, sendo um momento de integração entre a universidade, a escola e a comunidade. Assim, o licenciando começa a perceber como tornar-se um sujeito ativo no processo educacional e social, proporcionando uma inserção no campo de atuação profissional e a construção da sua prática. Nesse contexto, o presente trabalho intitulado "O Estágio Supervisionado no âmbito da Educação a Distância: um olhar sobre a formação docente na UFPI" tem como objetivo geral compreender como ocorre o estágio supervisionado na formação docente no âmbito da Educação a Distância, na UFPI. O aporte teórico da pesquisa esta estruturado sob a luz das concepções de Pimenta (2014), Pimenta e Lima (2004), Piconez (1991), Lei nº 11.788/2008, Nóvoa (1992), Tardif (2002), carvalho (2007), Schön (2000), que abordam sobre o estágio supervisionado, os saberes e a formação docente. Acerca da Educação a Distância, utilizamos Moran (2007), Lévy (1999), Chaves (1999), além das legislações vigentes como a LDB nº 9.394/1996 e o Decreto nº 5.622/2005. O panorama metodológico da pesquisa tem como aporte as concepções de Bogdan e Biklen (1994), Gil (2010) e Michel (2009). A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem etnometodológica (COULON, 1995). O lócus da pesquisa é o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), tendo como cursos investigados: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia, ambos vinculados ao centro. Os participantes da pesquisa compreendem os coordenadores de estágio, os professores da disciplina de estágio e alunos estagiários dos referidos cursos, distribuídos da seguinte forma: 1 (um) coordenador de estágio de cada curso, 1 professor de estágio de cada curso e 1 (um) aluno estagiário de cada curso, totalizando 12 (doze) participantes. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas e questionários, aplicados com os participantes. Os dados foram ordenados, categorizados e analisados com base na análise de conteúdo proposto por Bardin (1977) e interpretados através do método hermenêutico-interpretativo proposto por Minayo (2006). Através da discussão e reflexões propostas, o presente estudo surge como contribuição para uma compreensão maior acerca do Estágio Supervisionado na Formação Docente no âmbito do CEAD/UFPI. Assim, os dados provenientes das entrevistas com os participantes revelam a importância que o estágio possui para a formação do professor, sendo o momento de realização da prática, na construção da identidade docente. Ressaltamos também, as dificuldades que os alunos e professores apontam para a realização dos estágios, que abrangem o afastamento entre professor e aluno, escassez de escolas nas cidades do interior do Estado, além de problemas de Internet.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA