Banca de DEFESA: RAQUEL MARIA DA CONCEICAO MARQUES DA SILVA

DATA: 28/07/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO:

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental. Dificuldades de leitura e de escrita. Práticas Pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O trabalho dissertativo que ora se apresenta trata-se de uma investigação sobre os sentidos e significados da leitura e da escrita, para jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental, objeto de estudo dessa investigação. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. Reflete as práticas pedagógicas relacionadas a leitura e a escrita, tendo como lócus a sala de aula, dialogando com sentidos e significados atribuídos pelos jovens e os profissionais da escola e sua influência para a aprendizagem. Foi desenvolvida com a participação de professores e estudantes do sistema de ensino municipal de Teresina/Piauí. O referencial teórico metodológico sustenta-se na Pesquisa Ação, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa na perspectiva colaborativa. A opção pela abordagem qualitativa e colaborativa se justifica porque se aplica ao objeto de estudo, visto que analisa a realidade envolvendo simultaneamente estudantes, professores e pesquisador. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como docente da escola básica atuando no Ensino Fundamental no Componente Curricular Língua Portuguesa o que resultou na questão/problema, norte desse estudo: Como o desenvolvimento de estratégias de ensino, em Ciclos de Estudos Colaborativos, contribui para superação das dificuldades e promoção da aprendizagem dos jovens de 15 a 17 anos, na escola de tempo integral? Tem como objetivo geral: Analisar as dificuldades de aprendizagem dos jovens de 15 a 17 anos, em situação de multirrepetencia no ensino fundamental, como alternativa pedagógica para a promoção da aprendizagem e, como objetivos específicos: a) Identificar as dificuldades de leitura e de escrita, dos jovens de 15 a 17 anos em situação de multirrepetência, na escola de tempo integral; b) Elaborar estratégias de ensino que atendam às necessidades de aprendizagem da leitura e da escrita dos jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental; c) Desenvolver ações de intervenção que motivem a capacidade de aprendizagem, visando a construção de competências leitora e escritora. No plano teórico, fundamenta-se, na LDB nº 9424/96, PNE/Lei nº 13.005/2014 e nos estudos de: Moll (2012, 2013),           Martins (2012), Freire (2011), Gadotti (2009), Moura (2007, 2004, 2003), entre outros. Os procedimentos metodológicos para produção das informações foram realizados em três momentos. No primeiro, aplicação do questionário com todos os alunos do turno da tarde que se encontram retidos no Ensino Fundamental, quando poderiam estar cursando o Ensino e Médio e, os professores do Componente Curricular Língua Portuguesa, a fim de traçar o perfil dos participantes e levantar as necessidades de formação e as dificuldades de leitura e de escrita. A entrevista segundo momento com os participantes, foi realizada com o propósito de consolidar informações acerca das necessidades de aprendizagens dos alunos. No terceiro momento, realizaram-se os Ciclos de Estudos Colaborativos com a participação dos estudantes. A organização das informações produzidas apoiam-se em Bardin (2011), Oliveira (2010), e a interpretação, nos princípios da Análise do Discurso, segundo Orlandi (2012), Pêcheux (2012), Malheiros (2011), Iñiguês (2004), Bauer; Gaskell (2002), entre outros. Os resultados apontam para a existência de um referencial teórico bastante restrito, acerca de pesquisas envolvendo essa problemática. Neste aspecto, chega-se à conclusão de que se abre para a Academia um campo de investigação fértil na educação básica.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO