Banca de QUALIFICAÇÃO: KELSEN ARCANGELO FERREIRA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELSEN ARCANGELO FERREIRA E SILVA
DATA: 26/09/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO:

A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Professoralidade. Ensino Superior. Formação. Professor Bacharel. Narrativa.

ÁREA: Educação

A formação de professores é um processo que transcende o ambiente da sala de aula e das instituições de ensino, envolvendo-se nas múltiplas determinações profissionais e pessoais que vão constituindo o indivíduo muito antes deste pensar ou ver-se enquanto professor. No decorrer da carreira ele vivencia um processo de (auto)formação, (re)construção de si, de sua prática docente, refletindo sobre essa num movimento de constituição da sua professoralidade. Nesse contexto, esta é tida como uma ação de ensino e aprendizagem fundamentada pelos saberes e fazeres do professor, englobando suas vivências pessoais e profissionais, tendo na reflexão da prática o ponto fundamental para sua existência. É a reunião das características pessoais e profissionais que compreendem, individualizam e caracterizam um professor. O olhar volta-se então para os caminhos da formação do professor bacharel do curso de Administração e a constituição de sua professoralidade. A Tese propõe que a professoralidade do professor bacharel antecede à sua prática educativa, perpassando a formação e a atuação docente, tendo a reflexão do exercício profissional como componente intrínseco à sua constituição. O estudo utiliza o método autobiográfico e a pesquisa narrativa, com a entrevista narrativa e da roda de conversa enquanto técnicas de produção dos dados, guiado pelo seguinte problema de pesquisa: De que forma se constitui a professoralidade de docentes bacharéis que atuam no ensino superior? Conduzido pelo problema e na intenção de respondê-lo interpõe o seguinte objetivo geral: Investigar a constituição da professoralidade de docentes bacharéis que atuam no ensino superior. E, em decorrência, têm-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar como os professores concebem a professoralidade; b) compreender os aspectos da prática docente que concorrem para o desenvolvimento da professoralidade; c) caracterizar a trajetória profissional no ensino superior articulando com o desenvolvimento da professoralidade docente; d) descrever, sob a ótica dos professores, as condições de exercício do magistério superior ressignificadas a partir do desenvolvimento da professoralidade. O diálogo teórico ocorre com Powaczuk e Bolzan (2009), Formosinho (2009), Imbernón (2002), Pimenta e Anastasiou (2002), Nóvoa (2009, 2002), Isaía (2005, 2006, 2007), Masetto (2005), Tardif (2000, 2002). A análise dos dados foi realizada com a Técnica de análise de conteúdo das narrativas, seguindo a proposta de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), alicerçada em três eixos temáticos: 1) Contextos da formação de professores e o processo de ser professor do ensino superior; 2) Práticas docentes na universidade e o aprender a ensinar; 3) Conexões temporais e reflexões acerca da constituição da professoralidade no ensino superior. A tese proposta se confirmou com o estudo e as comprovações ressaltam os desafios e as necessidades de uma ampliação dos espaços de discussão sobre a formação dos professores bacharéis, a necessidade de uma sistematização das políticas públicas universitárias voltadas à formação de seus professores, o aumento das discussões sobre a pós-graduação enquanto espaço formativo de professores, o desenvolvimento de novas pesquisas sobre a trajetória, a prática, a formação e a professoralidade docente.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA