Banca de DEFESA: MARCIA RIBEIRO SILVA FERNANDES

DATA: 30/08/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO:

PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE: NECESSIDADES PRODUZIDAS POR PROFESSORES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE PARNAÍBA - PI

PALAVRAS-CHAVES:

Necessidade. Planejamento de Ensino. Prática Docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente trabalho investiga as necessidades que os docentes têm de relacionar o planejamento de ensino com a prática docente nos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Parnaíba-PI. Especificamente, caracteriza a prática de planejamento de ensino desenvolvida pelos docentes; identifica a relação do planejamento de ensino com a prática docente nos anos finais do ensino fundamental e analisa as necessidades docentes a partir dessa relação. A investigação foi desenvolvida com seis professores, adotando como referencial teórico e metodológico os pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, fundamentados em Afanasiev (1968), Marx e Engels (2002) e Cheptulin (2004), bem como os princípios da Teoria Sócio-Histórica, apoiados em Vigotski (2009) e Holzman (1996) e da Pesquisa Colaborativa, baseados em Ibiapina (2016), Bandeira (2016). Utilizando como princípio a unidade pesquisa-formação, o estudo oportunizou, por meio da linguagem, a reflexão crítica do modo de agir e pensar dos partícipes. A produção dos dados se deu a partir dos encontros colaborativos, da videogravação e dos encontros colaborativos pós-videogravação, possibilitando analisar os discursos dos partícipes a partir dos fundamentos da Análise do Discurso Crítica em Ramalho e Resende (2011). No processo de análise, ao relacionar o planejamento de ensino com a prática docente, o estudo desvelou as necessidades produzidas nesta relação, explicitando as de natureza instrumental, experimental e desenvolvimental geradas, respectivamente, a partir da relação dos planejamentos de ensino utilitário, participativo e potencial com as práticas docentes normativa, imediata e cooperativa. O estudo evidenciou   a partir da colaboração a explicitação das necessidades geradas na relação existente entre planejamento de ensino e a prática docente produzidas no discurso por meio da reflexão crítica.

Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE - UESPI