Banca de DEFESA: WALDIRENE PEREIRA ARAUJO

DATA: 31/07/2012
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/auditório do CCE
TÍTULO:

A formação cultural de professores: desafios e interpretações na prática docente

PALAVRAS-CHAVES:

Formação Cultural. Cultura Escolar. Prática Docente.

ÁREA: Educação

Na presente pesquisa, enfocamos a formação cultural dos professores dos anos iniciais;  compreendemos que essa formação considera o sensível e o inteligível que integram e acompanham o professor para todos os lugares, não só em seu espaço de atuação profissional, mas, também, na vida pessoal, pois muitos são os caminhos a serem percorridos pelas vivências e, principalmente, pelo aprendizado e/ou a constituição dos modos de olhar, de sentir, de admirar, de criticar, de dialogar, como um movimento complexo. Ressaltamos, como objeto desta pesquisa, a formação cultural do professor, analisando as condições que lhe são oferecidas para essa formação, que se entende ir muito além da profissional e da acadêmica, mas que também emerge das e nas relações/interações sociais ao longo da vida. Para dar sustentação teórico-metodológica, nos apoiamos nos estudos de: Forquin (2003), Certeau (2011), Corazza (2005), Bakthin (2003), Geertz (1989), Ostrower (1986), Larossa (2006), Nóvoa(1992), Jaeger (2010), Adorno (1996), Candau (2002), Cuche (1999), Morin (2008), Nogueira (2002), Ostetto (2004), dentre outros. Ratificamos, a partir do nosso objeto de estudo, que a pesquisa implementada tem como objetivo geral: Analisar a formação cultural de professores dos anos iniciais, explicitando a constituição e as interpelações dessa formação para a prática docente. No desenvolvimento metodológico da pesquisa, realizamos um estudo de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso, com a técnica grupo focal, que tem como recursos básicos as reuniões e a entrevista não estruturada, usamos, também, o questionário para o levantamento do perfil dos professores, sujeitos desta pesquisa. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, com o objetivo de revelar o que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que foi dito ou escrito pelas professoras. A partir do estudo de caso, é possível que os interlocutores revelem, diante dos seus escritos, práticas que estejam de acordo com sua formação cultural e demonstrem a influência dessa na prática docente. Diante disso, esperamos que os resultados possam contribuir para que cada educador se desenvolva a partir de sua própria singularidade vivente, o que propicia inter-relações culturais aprendentes a serem experimentadas em atenção ao primado da vida, e não de relações supostamente imperantes e dominantes.

Palavras-chave: Formação Cultural. Cultura Escolar. Prática Docente.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - MARLY GONDIM CAVALCANTI SOUZA - UESPI