Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA
DATA: 21/12/2012
LOCAL: Sala de video
TÍTULO:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: saberes e fazeres construídos no espaço da sala de aula

PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado. Saber. Saber ser. Saber fazer. Prática pedagógica. Sala de aula.

ÁREA: Educação

O Estágio Supervisionado como espaço de formação no Curso de Pedagogia deve ser o momento da formação que viabilize a produção de conhecimentos sobre a realidade da escola na vivência do ciclo docente durante a regência de classe. Nesta perspectiva, estudos e pesquisas relativos à formação de professores no Estágio Supervisionado podem trazer significativas contribuições aos projetos formativos de professores. Assim, compreendemos que a presente pesquisa possibilitará a construção de saberes e fazeres na formação do futuro professor. O estudo em referência teve como objetivo geral: investigar o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, na perspectiva de análise dos saberes e fazeres construídos na regência de classe e como objetivos específicos: caracterizar a prática pedagógica no Estágio Supervisionado no que concerne ao saber e ao fazer docente; descrever os saberes e os fazeres construídos na vivência do Estágio Supervisionado; identificar como o aluno estagiário relaciona os saberes construídos na academia com a prática pedagógica no Estágio Supervisionado. A pesquisa foi de caráter qualitativa narrativa. Para produção dos dados utilizamos o questionário, o memorial e as rodas de conversa. Após a produção dos dados estes foram analisados e interpretados com a técnica de analise de conteúdo, tomado como base Bardin (1977). A pesquisa foi realizada com os alunos do sexto período do Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias. Para alcance dos objetivos propostos toma-se como aporte teórico da investigação os autores: Nóvoa (1998), Pimenta (2002), Veiga (2010), Imbernón (2010), Tardif (2006), Gauthier (2006), Contreras (2002), Zeichner (1993), Brzezinski (2002), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Rios (2010), Mendes (2010), Brito (2011), Piconez (2007), entre outros. Os resultados do estudo apontam para uma reflexão e uma discussão mais aprofundada sobre o saber, o saber ser e o saber fazer dos futuros professores, antes de qualquer coisa considerar as experiências e as vivências destes professores no contexto da sala de aula onde ele se constrói e se reconstrói como professor.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo ao Programa - 423634 - GERMAINE ELSHOUT DE AGUIAR