Banca de QUALIFICAÇÃO: HOSTIZA MACHADO VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HOSTIZA MACHADO VIEIRA
DATA: 01/12/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: CONTRADIÇÕES DA PRÁTICA DOS PROFESSORES FORMADORES DE ALFABETIZAÇÃO: NAVEGANDO NAS SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTÍNUA
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente. Formação contínua. Contradição. Significações. Colaboração.
ÁREA: Educação

O estudo das contradições inerentes à realidade objetiva e, de modo específico, à prática de formação contínua, bem como do seu desvelamento constitui uma exigência de toda e qualquer investigação científica e obra prática de natureza crítica. Neste sentido, esta pesquisa objetiva investigar a relação entre as significações da prática de formação contínua desenvolvida pelos professores formadores de alfabetização e a explicitação desta como trabalho docente e sua contradições. Para a operacionalização do intento, o estudo privilegia o Materialismo Histórico Dialético como método para a compreensão do objeto investigado, bem como os princípios da Abordagem Sócio-Histórica. Trata-se de uma pesquisa de natureza colaborativa a qual tem como pressupostos básicos a investigação, a formação e a produção do conhecimento dos atores envolvidos. No intuito de concretizar os objetivos propostos, o estudo privilegia a utilização das narrativas de formação e da observação colaborativa para a produção dos dados. A pesquisa envolve a participação de cinco professores formadores da área de alfabetização que atuam em contexto de formação contínua dos professores do ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Teresina e uma graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Marx (1988), Afanasiev (1968), Vigotski (2000), Rubinstein (1973; 1977), Leontiev (1978; 1998), Vázquez (2007), Magalhães (2004) Ibiapina (2011), e outros. A relevância desta investigação se configura na contribuição que esta pode oferecer para a produção do conhecimento no campo do trabalho docente, especificamente da formação contínua, bem como para a mudança das práticas dos professores formadores. Os resultados da pesquisa evidenciam que a colaboração aliada à reflexão crítica possibilita aos professores formadores compreenderem as contradições inerentes às suas práticas e, assim, produzir novas significações relativas ao seu modo de pensar e agir quando desenvolvem a prática de formação contínua com professores alfabetizadores.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA