Banca de QUALIFICAÇÃO: AMADA DE CASSIA CAMPOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMADA DE CASSIA CAMPOS REIS
DATA: 15/12/2016
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO: O ENSINO SECUNDÁRIO GINASIAL NO PIAUÍ REPUBLICANO: revelando a cultura escolar do Ginásio Municipal de Oeirense (1952-1969)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Instituição Escolar. Cultura Escolar. Ensino Secundário. Curso Ginasial.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O ENSINO SECUNDÁRIO GINASIAL NO PIAUÍ REPUBLICANO:

revelando a cultura escolar do Ginásio Municipal Oeirense

(1952-1969)

Amada de Cássia Campos Reis

RESUMO

Este trabalho está inserido no campo da História da Educação e apresenta resultados parciais de uma análise histórica sobre o ensino secundário ginasial no Piauí, tomando como base o estudo da cultura escolar manifestada no interior do Ginásio Municipal Oeirense - GMO. Segue as orientações teórico-metodológicas preconizadas pelo paradigma da Nova História Cultural e envereda pelo recorte temático da história das instituições escolares tomando a cultura escolar como eixo norteador da pesquisa. Diante da ausência de uma maior sistematização das fontes que registrem o passado do ensino secundário ginasial no Piauí, e de forma particular do GMO, constata-se o desafio que levou ao problema desta pesquisa: Como a história do ensino secundário ginasial se configurou no Piauí republicano tomando como modelo a cultura escolar manifestada no Ginásio Municipal Oeirense? Na busca de respostas para tal problema elegeu-se como objetivo geral desse estudo analisar historicamente a configuração do ensino secundário ginasial no Piauí republicano através da revelação da cultura escolar manifestada no GMO. O recorte temporal escolhido para essa investigação recai sobre o período limite que se estendeu do ano de 1952 a 1969, marcos esses referentes, respectivamente, ao surgimento e ao fim do GMO. Porém, para melhor compreensão dos fatos ocorridos nesse período, houve a necessidade de um recuo no recorte estabelecido ficando o trabalho dividido em dois momentos – antes e depois do Ginásio Municipal Oeirense. Para a ocasião dessa segunda qualificação traz o estudo já realizado sobre o ensino secundário no Brasil e no Piauí, das origens até a primeira metade do século XX, e apresenta os depoimentos de alguns sujeitos da pesquisa que serão depois juntados a outros e uma mostra fotográfica dos documentos do GMO para posterior analise. Apóia-se teoricamente nas idéias de Le Goff (2003), Chartier (1990), Burke (1991, 1992, 2004, 2008), Halbwachs (1990), Thompson (1992), Certeau (2003), Julia (2001), Magalhães (1996, 1998, 1999, 2004), Buffa (2009), Gatti Júnior (2002), Dallabrida (2009), Saviani (2007), Haidar (2008), Monarcha (2005), Ferro (1996), Lopes (2011), Reis (2009) dentre outros. Faz-se uso dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e da história oral empregando uma abordagem qualitativa no tratamento de fontes variadas localizadas nas bibliotecas e arquivos públicos e particulares, com destaque para os depoimentos dos ex-alunos e ex-professores da escola pesquisada, obtidos através de entrevistas e por meio de ferramentas virtuais on-line. Com essa pesquisa procura-se preencher uma das lacunas existente na história da educação do Estado do Piauí e da cidade de Oeiras, uma vez que estudos voltados para essa temática carecem de esclarecimentos mais detalhados que dêem conta de suas especificidades. A análise histórica realizada nesse trabalho conduz à comprovação da tese de que a cultura escolar produzida no interior do Ginásio Municipal Oeirense, gerada como parte do projeto de modernidade empenhado pelo país e pelo Estado, estava imbuída do propósito de formar a elite republicana local para sua atuação em setores de destaque na sociedade, a exemplo de outras instituições de ensino secundário no Piauí.

PALAVRAS-CHAVE: História da Educação. Instituição Escolar. Cultura Escolar. Ensino Secundário. Curso Ginasial.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO