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Banca de DEFESA: LEYLLANE DHARC CHAVES CARVALHO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYLLANE DHARC CHAVES CARVALHO DOS SANTOS
DATA: 17/01/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA - PPGED - CCE
TÍTULO:    Educação Profissional de Jovens e Raízes Culturais: a experiência da Casa de Zabelê em Teresina-PI.
PALAVRAS-CHAVES:    Educação Profissional. Raízes Culturais. Juventudes. Diversidades. Casa de Zabelê.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

No presente estudo analisamos a Educação Profissional de jovens desenvolvida pela Casa de Zabelê em Teresina-PI. O foco de análise está na compreensão das Raízes Culturais (Indígena, Europeia, Africana, a Brasilidade) formadoras do povo brasileiro, como apoio metodológico na prática educacional dos cursos profissionalizantes de Moda e Serigrafia da instituição. Os/as jovens educandos/as encontram-se em situação de vulnerabilidade social, materializada pela violência, pauperização e exclusão social. Ao utilizar as raízes culturais brasileiras, a instituição objetiva promover uma Educação Profissional integral e alternativa que intenciona estimular a criatividade, recuperar a autoestima, educar para/na cidadania e enfatizar a dedicação aos projetos de vida de cada jovem. Estes elementos vão de contramão às propostas de educação profissional de cunho predominantemente industrial/neoliberal. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa. A pesquisa qualitativa, segundo Bardin  (1977) busca caminhos que revelam fatos, fenômenos, considerando valores, emoções e visões de mundo, na análise da realidade. O acesso às informações se deu por meio de três estratégias: observação das atividades de culminância da raiz cultural de cada grupo, análise de documentos na Casa de Zabelê e entrevista semiestruturada. Contribuíram com a pesquisa três jovens educandas da quinta turma de Moda e Serigrafia e duas educadoras que trabalham as raízes culturais na instituição. A análise de dados foi fundamentada na procura de significados, onde implicações e contextos foram priorizados. Tinha-se a teoria geral do marxismo. No entanto, reflexões, leituras e análises da realidade não acontecem de forma isolada e as produções intelectualizadas elaboradas nos dias de hoje não resultam apenas de bibliografias e referências históricas, mas de relações e interações sociais cotidianas, materializadas em discussões no trabalho, na família, em rodas de conversas com amigos/as, anotações em diários, dentre outras situações e momentos. Para o suporte científico, foram utilizadas as contribuições de Pretto (2004), Antunes (2000), Frigotto (2013), Mészaros (2006), Abramo (2005), Gentili (2013), Boakari (1999) dentre outros/as. A organização das informações e análise dos dados permitiram identificar elementos que caracterizam as metodologias sendo usadas na Casa de Zabelê, são eles: pedagogia cultural; ênfase no protagonismo juvenil; recuperação da autoestima e reconhecimento identitário; incentivo aos projetos de vida. Esperamos que, a partir da experiência da Casa de Zabelê, ampliemos a discussão da Educação Profissional dominada atualmente pelas questões capitalista e mercadológica, e entendamos que o aspecto cultural pode se fazer presente nessa modalidade de educação com vistas a promover a cidadania, o respeito às diversidades e a superação de preconceitos e discriminações no ambiente do mercado de trabalho contemporâneo. Prevenir as discriminações no lugar de trabalho pode ter repercussões na família e escola, as duas instituições que mais ajudam manter as desigualdades porque desejando assim ou não, elas incentivam reprodução das ideias de que diferenças justificam desigualdades e exclusões.

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 423580 - MARIA DALVA MACEDO FERREIRA
Externo ao Programa - 423633 - RITA DE CASSIA CRONEMBERGER SOBRAL
Notícia cadastrada em: 12/12/2016 10:04
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