Banca de DEFESA: IVNA MARIA MELLO SOARES

DATA: 17/01/2013
LOCAL: Sala de Defesa PPGEd/CCE/UFPI
TÍTULO:

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESEVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PROFESSOR: desafios implicitos - retratos e relatos

PALAVRAS-CHAVES:

Docência Universitária. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. Bacharel Professor. Pesquisa Narrativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa, com o tema “Docência universitária e desenvolvimento profissional do fisioterapeuta professor: desafios implícitos, retratos e relatos”, em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas,  com viés discursivo sobre formação de professores e desenvolvimento profissional docente, tece reflexões críticas e criativas na perspectiva de fomentar a necessária discussão em termos de saberes e práticas inerentes a esse fazer docente. Nesse sentido, dispõe que o seu fio condutor/ objeto de estudo é a docência universitária e o processo de desenvolvimento profissional docente do fisioterapeuta professor,  do bacharel atuante no ensino superior.Trata a docencia universitaria enquanto exercício profissional que exige do professor competências diversificadas,notaddamente na sua  área específica de conhecimento, associada a outras referentes ao trato pedagógico da matéria ensinada e ao exercício da profissão. A importancia deste estudo na viabilização de estudos sobre a atuação pedagógica do bacharel professor. Delineia como objetivo geral: Investigar os desafios na docência superior que mobilizam fisioterapeutas professores a investirem em seu desenvolvimento profissional docente (MASETTO, 2003; GARCÍA, 1999; VEIGA,2010; FREIRE,2006). Como objetivos específicos, propõe: caracterizar o fisioterapeuta professor no ensino superior; identificar os desafios implícitos no desenvolvimento profissional do profesor de ensino superior, analisar os investimentos do fisioterapeuta-professorem seus percursos  de desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, tendo a História de Vida como abordagem metodológica (CHIZZOTTIL,2006; BERTOUX, 2010; EISNER, 1998), colocando em realce relatos de experiência pessoal dos interlocutores da pesquisa, nos quais registram  fatos  significativos de sua formação e, em decorrência, de seu desenvolvimento profissional na docência superior. Com esta abordagem  perspectiva  compreender  momentos  peculiares da história de vida dos sujeitos, pela praticabilidade da reflexão, da exposição dos fatos, considerando que não apenas os descrevem, mas, simultaneamente, exercitam a reflexão sobre dada situação vivida, seja no passado remoto, seja no passado recente. O lócus da investigação foi a Universidade Estadual do Piauí, de modo mais preciso a Faculdade de Ciências Médicas (FACIME)/Curso de Fisioterapia. Para tanto, foram selecionados 4 (quatro) professores da referida IEScomo interlocutores. Para a coleta de dados, emprega o questionário e a entrevista narrativa( MOREIRA; CALEFFE, 2008). Utiliza como procedimento de análise de dados a técnica  da análise de conteúdo, (BAREDIN, 1994). Aponta como resultados principais, à luz das análises empreendidas, que o fisioterapeuta professor, na construção de sua profissionalidade, recorre aos saberes oriundos da prática e da teoria, assim como narra compreensivamente sobre investimentos em seu desenvolvimento profissional, que por extensão têm estreita conexão com os processos de formação continuada e, extensivamente, com o exercício docente universitário que requisita criatividade, flexibilidade e competências sempre renovadas daquele que o assume profissionamente.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Externo ao Programa - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA