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Banca de DEFESA: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA
DATA: 21/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPI/TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Docência no Ensino Superior. Curso de Ciências Contábeis. Dilemas. Prática Pedagógica. Desenvolvimento da profissionalidade docente.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

O presente estudo vincula-se a linha de pesquisa “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas”, tendo a docência no ensino superior no Curso de Ciências Contábeis como objeto de estudo. Elegeu-se como ponto de partida a seguinte questão-problema: quais os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no desenvolvimento da sua prática pedagógica no ensino superior? Com a demarcação dessa questão, foi delimitado como objetivo geral da pesquisa: analisar os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no ensino Superior no desenvolvimento da prática pedagógica, que teve como desdobramento as seguintes questões norteadoras: quais os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no exercício da docência no ensino Superior? Que aspectos da docência são característicos da prática pedagógica dos professores bacharéis em ciências contábeis no ensino superior? Quais as necessidades formativas do professor bacharel em ciências contábeis provenientes da prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior? O estudo fundamenta-se em teóricos que ressaltam as concepções, a complexidade, as singularidades, os saberes e os dilemas da docência no ensino superior e do desenvolvimento da profissionalidade docente, utilizando-se das contribuições de Behrens (2008), Brito (2006), Brzezinski (1996) Garcia (1999), Guathier et al (1998), Grillo (2004), Masetto (2001, 2010, 2015), Melo e Urbanetz (2008), Morin (2011), Pimenta (2014), Pimenta e Almeida (2011), Sacristan (1995), Tardif (2012, 2014), Trindade (2010) entre outros. De abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa teve como campo de investigação o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, e utilizou-se como fonte de produção de dados o questionário, para traçar o perfil da totalidade do corpo docente do Curso, extraindo-se destes a amostra do estudo que atendeu a critérios pré-estabelecidos, e a entrevista semiestruturada para coleta dos dados referentes ao objeto de estudo. Os dados foram organizados em três categorias: Ser professor: encontro com a docência, Desafios do bacharel em tornar-se professor do ensino superior e Contornos da prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e analisados à luz da Técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). O estudo mostra que os professores enveredaram pela docência por diversos caminhos e motivos e vivenciaram muitos dilemas: falta de aprofundamento do conhecimento contábil, ausência do conhecimento pedagógico da formação profissional professor e a própria imaturidade intelectual. Buscando caracterizar a prática pedagógica, com base nos dados, verificamos que coexistem práticas diversificadas, com ênfase nas aulas expositivas, aulas verbais com o uso de Datashow, e exercícios de fixação, embora haja professores que oportunizam espaços de reflexão coletiva e outras metodologias. Para compreender as necessidades formativas provenientes da prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior, verificamos que não são muito diferentes hoje das necessidades formativas iniciais, apontadas pelos participantes do estudo. A formação pedagógica, centrado na didática, nas metodologias ativas, contextualização da prática e a relação professor-aluno-conhecimento; espaços de reflexão na/sobre a prática, que pode ser oportunizada pela Instituição, bem como pelos cursos de formação continuada; aprofundamento no conhecimento contábil e na própria legislação, que se dá na formação continuada e na própria pesquisa, e uma pós-graduação stricto sensu que incorpore na matriz curricular elementos para a prática pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo à Instituição - REGINA MARIA TELES COUTINHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 13/02/2017 17:22
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