Banca de DEFESA: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS
DATA: 17/03/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A PAZ
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Pedagogia da UFPI. Formação Docente. Estagiários. Violências. Educação para a Paz.
ÁREA: Educação

A presente pesquisa tem como objetivo geral: investigar como o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) prepara o futuro pedagogo para uma prática de Educação para a Paz. Com base nele, sistematizei os seguintes objetivos específicos: a) identificar os princípios e as concepções orientadoras da formação docente do curso de Pedagogia da UFPI; b) caracterizar a formação dos discentes do curso de Pedagogia da UFPI em processo de estágio supervisionado; c) analisar as relações que se estabelecem entre as mediações discursivas e o desenvolvimento da Educação para a Paz. O problema da pesquisa constitui-se a partir do seguinte questionamento: como o curso de Pedagogia da UFPI vem preparando os futuros professores para enfrentar as violências que ocorrem no espaço escolar, na perspectiva da Educação para a Paz? As concepções que orientam este trabalho partem da hipótese de que os cursos de formação inicial de professores apresentam limitações na preparação dos futuros docentes para enfrentar os problemas relacionados às manifestações de violências que se avolumam no espaço da escola. Nesse sentido, define-se como objeto de estudo a formação dos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tendo como parâmetros os princípios e as concepções de uma educação voltada para a paz, conforme os referenciais deste campo de estudo: Bomfim (2012), Matos (2013), Abramovay (2006), Arnoud e Damascena (1996), Cobalti (1985), Debarbieux (1998), Guimarães (2010), Jares (2002), Macêdo e Bomfim (2007), entre outros. Como forma de apreensão e de compreensão do fenômeno investigado, aplicamos como método os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético, por se tratar de uma pesquisa no campo educacional que envolve relações microestruturais e macroestruturais determinantes do fenômeno, bem como as contradições e os conflitos inerentes ao objeto de estudo. Para tanto, utilizamos a base teórica do Materialismo Histórico e Dialético, com autores como Marx; Engels (2001), Afanasiev (1968), Lefébvre (1983), Gramsci (1978), Kosik (1969), Kopnin (1972), Frigotto (1989), entre outros. Em relação ao curso de Pedagogia, recorremos aos fundamentos de vários teóricos brasileiros, dentre os quais: Pimenta (ano), Helena de Freitas (ano), Kuenzer (1997, 1999). Quanto aos documentos oficiais, a pesquisa analisará as atuais Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, a normatização presente na LDB, a Matriz Curricular e o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Essa análise busca identificar se existe orientação política pedagógica na formação dos futuros professores no curso de Pedagogia a partir do paradigma da Educação para a Paz.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - KELMA SOCORRO ALVES LOPES DE MATOS - UFC
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI