Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS
DATA: 30/06/2017
LOCAL: PPGED
TÍTULO: CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS NARRATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Identidade profissional. Professores formadores. Ensino de matemática.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O processo de constituição da identidade profissional inicia-se a partir do momento que o indivíduo começa a experienciar ações que são inerentes aos diferentes papéis sociais que vivencia no seu cotidiano, bem como as relações que estabelecem com o ambiente de formação oferecido. Nessa perspectiva a formação de professores deve está pautada em subsídios que possibilitem a esses profissionais os conhecimentos acerca da docência e suas interfaces, objetivando dessa forma a efetivação e consolidação do processo de construção da identidade profissional docente, fornecendo meios para que os futuros professores possam desenvolver a sua autonomia e o seu pensamento crítico e reflexivo. Baseando-nos nessas assertivas a presente pesquisa tem como objeto de tese “a identidade profissional docente do professor formador influencia significativamente na concepção a ser formada de identidade profissional docente dos futuros licenciados em matemática”. Para o desenvolvimento deste estudo elaboramos como objetivo geral analisar os aspectos constitutivos da identidade profissional dos professores formadores que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba – Pi. De forma especifica objetivamos: Identificar como as práticas profissionais de professores formadores que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática da UFPI/CMRV, na cidade de Parnaíba-PI, demarcam os seus modos de ensinar e de ser professor; Descrever as marcas que os percursos formativos de professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática imprimiram/imprimem em suas identidades profissionais docentes; Compreender como as histórias de vida pessoais e profissionais de professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática colaboram para redimensionar suas identidades profissionais. Para tanto estabelecemos diálogos com autores que discutem a formação de professores na atualidade: Tardif; Gauthier (1996), Pimenta (1999, 2002), Nóvoa (2010, 2000, 1999, 1995), Giroux (1997), Schön (1995), Zeichner (2008), Freire (1999), na área da Educação Matemática Chevallard (2001), Ponte et al (1998), Fiorentini (2003), D´Ambrosio (2005) e no que diz respeito a identidade profissional docente nos apoiaremos na perspectiva sociológica dialogando com autores como Dubar (2005, 2009), Kaufmann (2004), Silva, Hall e Woodward (2014), dentre outros. Com base na natureza do objeto de estudo, optamos pelo desenvolvimento de uma investigação alicerçada no método autobiográfico, notadamente através da pesquisa narrativa como metodologia a ser seguida. No processo de produção dos dados, utilizamos como técnicas de produção dos dados, a entrevista semiestruturada e o memorial de vida pessoal e profissional. Temos como interlocutores de nossa investigação quatro professores formadores do quadro efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) na cidade de Parnaíba – Piauí. A análise dos dados está transcorrendo a partir de plano de análise dos dados, conforme pressupostos da análise de conteúdo defendida por Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999).

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI