Banca de DEFESA: ANA LUCIA BARBOSA MONTEIRO

DATA: 22/02/2013
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGEd
TÍTULO:

HISTÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORES-LEITORES  COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA: MEMÓRIA EM MOVIMENTO

PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Professoras-Leitoras. Formação Continuada. Pesquisa Narrativa.

ÁREA: Educação

RESUMO

Esta investigação tem como objeto de estudo as práticas leitoras de professores do ensino médio e seus efeitos na formação continuada. Tem como premissa que a leitura e a formação caminham lado a lado na produção do conhecimento Seu objetivo geral é analisar histórias de leitura de professoras leitoras do ensino médio como subsídio à formação continuada. O desenvolvimento desse estudo na área de leitura e formação continuada de professores representa uma perspectiva que vem se consolidando ao longo da trajetória profissional da pesquisadora desde seu ingresso no curso de Letras-Português e, posteriormente, em cursos de pós-graduação nas demandas de formação continuada. Está fundamentada nas reflexões teóricas empreendidas sobre leitura e formação continuada de professores com base nas contribuições de Kleiman (2009; 2011; 2001; 2006) Silva (2011; 2009; 2008), Freire (1994; 1996; 1995) Chartier (2011; 1999), Moraes (2000) Demo (2006), Larrosa (2002) Nóvoa (1992; 2009; 1993) Candau (1996), dentre outros. No conjunto, o aborda as histórias de professoras- leitoras e sua formação continuada, assim como caracteriza a leitura presente no cotidiano do professor, os gêneros textuais envolvidos nas práticas leitoras, ainda analisa  as concepções de leitura que subjazem a essas práticas. Como orientação metodológica segue a pesquisa qualitativa em educação, na modalidade narrativa, segundo Souza (2006), Minayo (2011), Bogdan e Biklen (2010), Connelly e Clandinin (2011) e outros. Os sujeitos do estudo correspondem a seis professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Franklin Dória, em Bom Jesus/PI. O processo de produção de dados se deu pelo emprego do questionário diagnóstico e da entrevista narrativa oral, instrumentos que deram o acesso a informações relevantes relacionadas às experiências leitoras das professoras-interlocutoras. A análise de dados processa-se a partir de três eixos temáticos: I - Leitura de professores; II - Concepções de leitura; III - Práticas leitoras e formação continuada, como suporte analítico usa a técnica da análise de conteúdo, segundo Franco (2008) e Bardin (2011). A análise de dados aponta para as seguintes constatações: a leitura como prática cotidiana subsidiadora das atividades docentes, como suporte ao ensino e à aprendizagem de professores e alunos de ensino médio e a utilização de gêneros textuais como suportes de leitura, aspectos que oportunizam conclusões tais como: o universo das relações familiares, afetivas e escolares enquanto contextos de aprendizagem e vivências da e com a leitura; a dimensão conceptual de leitura na condição de prática social, interativa, política e cultural, que permeia a vida pessoal, escolar, acadêmica e profissional das professoras interlocutoras de estudo; e os espaços construtivos das professoras leitoras potencializam suas demandas de formação continuada.

Palavras-chave: Leitura. Professoras-Leitoras. Formação Continuada. Pesquisa Narrativa.

Externo ao Programa - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPE
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA