Banca de QUALIFICAÇÃO: ISOLINA COSTA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISOLINA COSTA DAMASCENO
DATA: 28/02/2013
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação - sala 4
TÍTULO:

SENTIDO E SIGNIFICADO DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÃO CRÍTICA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS PROFESSORAS EM CONTEXTOS COLABORATIVOS

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Práticas educativas. Sentido e significado

ÁREA: Educação

Este estudo consiste em uma investigação sobre os sentidos e significados atribuídos pelos professores dos anos iniciais ao ensino de Matemática e sua relação com as práticas pedagógicas desenvolvidas para esse ensino. Foi desenvolvido com três professoras de uma escola privada de Teresina-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético. A opção pela Pesquisa Colaborativa justifica-se por se tratar de uma modalidade de investigação que cria possibilidade de desenvolvimento e emancipação profissional de todos os envolvidos no trabalho colaborativo. O interesse neste estudo partiu de inquietações enquanto professora de Matemática dos anos iniciais e atualmente como professora formadora de professores, que gerou os seguintes questionamentos: Quais os sentidos e significados que as professoras licenciadas em Pedagogia atribuem ao ensino de Matemática? Que práticas educativas são desenvolvidas por esses professores para essa disciplina? Que relação pode ser observada entre as práticas educativas das professoras para o ensino de Matemática e os sentidos e significados atribuídos ao que fazem. Estabelece como objetivo geral investigar os sentidos e os significados de ensinar Matemática nos anos iniciais e a sua relação com as práticas educativas das professoras. De maneira específica, busca  identificar os sentidos negociados e os significados compartilhados das práticas educativas das professoras no ensino de Matemática, caracterizar as práticas educativas utilizadas pelas professoras para o ensino de Matemática nos anos iniciais e analisar a relação existente entre as práticas educativas das professoras e os sentidos e significados atribuídos ao que fazem. Fundamenta-se em Marx (2002); Vigotski (1998; 2004); Ibiapina (2007;2008); Magalhães (2006; 2008); Liberali (2010); Fiorentini (2004; 2010); Freire (1978; 1996), entre outros. A produção dos dados foi concretizada por meio de quatro encontros colaborativos e três sessões reflexivas. A atividade de análise da produção de dados buscou suporte em Bakhtin (2000) e nos pressupostos da Análise do Discurso. Este trabalho revela que os sentidos atribuídos ao ensino de Matemática pelas partícipes estão mais próximos de suas experiências de aprendizagem como alunas de escolas de Ensino Fundamental e Médio, e que em sua formação e atuação profissional houve pouca expansão desses sentidos. Constatamos também a possibilidade de expansão desses sentidos por meio do exercício de reflexividade de suas práticas educativas.

Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Externo ao Programa - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA