Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA LIMA FONSÊCA COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA LIMA FONSÊCA COUTO
DATA: 15/12/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: IDENTIDADE DOCENTE: ANÁLISE DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Identidade docente. Sentidos e significados. Metamorfose. Psicologia sócio histórica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional

Esta dissertação é resultado de pesquisa realizada com o objetivo geral de investigar as significações produzidas por professores da educação básica sobre a prática docente e suas relações com a constituição da identidade docente. Para o desenvolvimento dessa investigação foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar os significados e sentidos produzidos pelo professor da educação básica sobre a prática docente; conhecer os principais processos que tem constituído a identidade do professor; entender como os elementos da relação professor-aluno medeiam a constituição da identidade docente. O referencial teórico-metodológico está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético, Marx (1983) e Engels (1979), na Psicologia Sócio-Histórica, Vygotsky e Luria (1996), Vigotski (2007; 2009), Leontiev (1978) e na concepção de identidade como metamorfose, proposta por Ciampa (1985; 2005). A investigação foi realizada na abordagem qualitativa, apoiada em Richardson (2008), em escola da rede estadual de educação, localizada na cidade de Teresina, no estado do Piauí. A produção dos dados foi realizada através de entrevista narrativa, para a qual buscamos suporte em Bruner (1991) e em Bauer e Jovchelovich (2010). A análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas a partir dos Núcleos de Significação, procedimento metodológico proposto por Aguiar e Ozella (2006; 2013). Até o momento a análise tem evidenciado que a identidade docente se constitui a partir de processos que se desenvolvem no decorrer da vida do professor, dos quais podemos destacar dentre os determinantes históricos sociais da profissão, a formação e a prática docentes e as contradições que se revelam na escolha profissional, movimentando-se na constituição da identidade docente.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 079.552.668-70 - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Externo à Instituição - GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO - UECE