Banca de QUALIFICAÇÃO: ELENITA MARIA DIAS DE SOUSA AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELENITA MARIA DIAS DE SOUSA AGUIAR
DATA: 27/02/2018
LOCAL: SALA DE DEFESA - PPGED - CCE
TÍTULO: QUESTÕES RACIAIS E CONCEPÇÕES-PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: experiências em uma escola municipal de Teresina, PI.
PALAVRAS-CHAVES: Questões raciais. Prática educativa. Avaliação da aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Estudo orientado pela temática Avaliação de Aprendizagem direcionada a questões raciais (afrodescendência) e educação, no contexto que tratem de homens e mulheres descendentes de africanos. Como tese de doutoramento partiu do problema: as concepções e práticas de professoras no que diz respeito à avaliação da aprendizagem, têm possibilitado atender às questões raciais? Buscamos compreender as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem, e suas relações com as questões raciais no Ensino Fundamental (1º ciclo); como objetivos operacionais: Identificar a atuação das professoras no que tange à avaliação de aprendizagem escolar/acompanhamento da aprendizagem; Conhecer as concepções de avaliação da aprendizagem das professoras; Analisar de que forma as experiências avaliativas estão sendo utilizadas pelas professoras, com atenção especial em termos de adaptações/considerações referentes às diferenças diversas; Descrever a rotina pedagógica nas relações vivenciadas por professoras alunas/os (de pertencimento racial diverso) nas práticas avaliativas desenvolvidas em uma escola pública municipal de Teresina. Optamos por agregar esta investigação à concepção teórica e metodológica com abordagem qualitativa, realização de pesquisa de campo, com acesso às informações a partir da aplicação de questionário (diagnóstico), análise documental, observação participante e entrevista. Como colaboradoras principais, 06 (seis) professoras do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) de uma Escola Municipal da Zona Sudeste da cidade de Teresina. Tem por base teórica categorias que tratem de Avaliação da Aprendizagem: Carvalho (2004, 2009), Depresbitéris (1999), Esteban (2000), Luckesi (2006); Fernandes (2009); Questões Raciais: Bhabha (1998), Boakari (1994, 2012), Cunha Júnior (1996, 2005, 2012), Fanon (2008), Gomes, A. (2002, 2008, 2010), Gomes, N. (1995, 2010), Guimarães (2004), Munanga (1986, 2004); e Prática Educativa: Bordieu (2015), Charlot (2013), Morin (2007), Freire (2014, 2004), Libâneo (2009); e Aspectos Metodológicos: Chizzotti (1995) Minayo (2007), Gamboa (2012), dentre outras contribuições. Realizamos investigação a partir de abordagem qualitativa, com utilização dos seguintes instrumentos: questionário, análise documental, observação e entrevista. A análise documental nos aponta que as disposições elencadas quanto às concepções de avaliação da aprendizagem distanciam-se das práticas desenvolvidas, a avaliação interna (escola) é bem apresentada no documento, mas na prática é a avaliação externa que se sobressai; A aplicação do questionário foi um importante diagnóstico, a partir do qual a entrevista está sendo reorganizada, a partir deste percebemos que, a maioria das professoras não reconhecem que há discriminações na sua sala de aula; não identificam relação entre a prática educativa, avaliação da aprendizagem e questões raciais, e desconhecem os documentos legais que orientam a prática educativa que atenda às questões multiculturais. A técnica de observação reafirma as percepções do diagnóstico, distanciamento da avaliação como processo e sua interligação com as questões raciais, no sentido de formação para a humanização.

Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO