Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALDA PINTO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ALDA PINTO SOARES
DATA: 24/07/2018
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: A Escola em Debate: educação e sociedade codoense atraves da imprensa (1916-1920)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Fontes Hemerográficas: Imprensa Escolar; Codó-MA.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Considerando a fertilidade das pesquisas historiográficas na área da Educação e o diálogo permanente destas com novas abordagens e domínios – a exemplo dos estudos com imprensa e sua relação com a educação –, em busca de compreensão das realidades educacionais em diferentes lugares e contextos, a presente pesquisa se intitula “A ESCOLA” EM MANCHETE: educação e sociedade codoense através da imprensa (1916-1920) no espaço geográfico do município de Codó-Maranhão e tem como objetivo geral analisar a história da educação codoense articulando imprensa e sociedade codoenses no período de 1916 a 1920 com ênfase no jornal “A Escola”. O recorte temporal data o ano de fundação do Externato Codoense (1916), colégio responsável pelo jornal e o último ano de publicações do periódico encontradas (1920). De natureza histórica, utilizando-se da Teoria da História, o presente estudo tem como vertente teórica a Nova História Cultural adotando como aporte autores como Roger Chartier (2014) e Peter Burke (1991); teóricos da área da memória como Maurice Halbwachs (2003), Jacques Le Goff (2003) e Fernando Catroga (2001); da área da imprensa pedagógica como Antônio Nóvoa (2002), Helena Capelato (1988) e Regina de Luca (2015) e João Machado (1999) com seus estudos sobre a história codoense, entre outros. Considerando o jornal como documento, a metodologia adotada trata-se da articulação entre a Teoria da História e análise documental envolvendo a identificação, verificação e apreciação de documentos, utilizando-se de fontes documentais como os jornais “A Escola”, “Correio do Codó”, “O Monitor Codoense”, “Diário do Maranhão”, “O Jornal”, dispostos no acervo digital e obras raras da Biblioteca Pública Benedito Leite e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, bem como arquivos do Instituto Histórico Geográfico do Codó, da Academia Maranhense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico do Maranhão, fontes hemerográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e de arquivos pessoais cedidas à pesquisa. A proposta desta pesquisa que nasceu de motivações historiográficas que pudessem contar a história da educação codoense possibilitou enquanto resultados, o conhecimento e registro das primeiras iniciativas escolares do município de Codó, além de permitir a compreensão de visões de mundo da época, divulgadas na imprensa, em especial, no primeiro jornal escolar do município.

Palavras-Chave: História da Educação; Imprensa Escolar; Fontes Hemerográficas; Codó-MA.

Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo ao Programa - 2222287 - CRISTIANE FEITOSA PINHEIRO
Externo à Instituição - TATIANE DA SILVA SALES - UFMA