Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA VIEIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA VIEIRA DE SOUSA
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/Centro de Ciências da Educação - CCE
TÍTULO: Contribuições da Formação Continuada na Prática Docente de Monitores nas Escolas Famílias Agrícolas: experiências na Pedagogia da Alternância
PALAVRAS-CHAVES: Prática Docente. Formação Continuada. Monitores. Pedagogia da Alternância
ÁREA: Educação

Este trabalho dissertativo versa sobre a pesquisa realizada acerca das contribuições da formação continuada na prática docente de monitores das Escolas Famílias Agrícola (EFAs) na Pedagogia da Alternância, o mesmo está vinculado à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFPI. A formação de monitores emerge como uma questão importante diante do cenário educacional no campo, em virtude dos avanços formativos na educação. No entanto, a formação continuada deve considerar a natureza específica e ainda os valores socioculturais do meio em que os monitores estão inseridos. Assim,faz se necessário fornecer aos monitores suporte teórico e prático para que possam atender aos desafios da atualidade na sala de aula. Nesta perspectiva, elencou-se como questão norteadora: Quais as contribuições da formação continuada na para prática docente de monitores na Pedagogia da Alternância? Para tanto tem se objetivo geral:investigar as contribuições da formação continuada na prática docente de monitores das EFAs na Pedagogia da Alternância. E, como objetivos específicos: caracterizar os subsídios teóricos e metodológicos da formação continuada que contribuem na prática docente dos monitores na pedagogia da alternância; descrever a articulação ou contrapontos da Formação Inicial na prática docente de monitores; identificar as contribuições da formação inicial na prática docente de monitores nas EFAs. O trabalho está teoricamente fundamentado sobre formação continuada em Formosinho (2009), Imbernón (2009, 2010), Misukami (2002, 2005), Brito e Melo (2016), Lima (2005). A prática docente está alicerçada em Nóvoa (1997; 1995), Franco (2012). Ao que se refere a Pedagogia da Alternância utilizou-se teóricos como Begnami (2003), Silva (2003), Gimonet (2005) dentre outros. Do ponto de vista metodológico, optamos por uma investigação de caráter descritivo analítico na abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando como método a pesquisa narrativa respaldados nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Souza (2006), Bertaux (2010). Como instrumentos de obtenção de informações para a construção dos dados utilizou-se o Memorial de formação, na perspectiva de Passegi (2008), e a entrevista narrativa sob as orientações de Bertaux (2010). O contexto empírico da pesquisa constitui-se de três EFAs do Piauí. Sendo assim, o estudo contou com oito monitores, com experiência docente de no mínimo cinco anos de atuação, que participaram do curso de Formação Inicial de Monitores em 2013 no Piauí. Para fins de análise, os dados foram organizados em unidades temáticas e analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bertaux (2010). As análises preliminares a partir dos dados advindos do memorial de formação indicam que a formação continuada é importante visto que, até a presente análise, supri as necessidades específicas da prática docente de monitores, que apesar das fragilidades no processo de sistematização da formação continuada, contribuem na prática docente de monitores das EFAs.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 2389601 - MARIA LEMOS DA COSTA