Banca de DEFESA: MARÍLIA PEREIRA LIMA

DISCENTE: MARÍLIA PEREIRA LIMA
DATA: 28/08/2018
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Inglesa. Estratégias de Ensino. Educação de Jovens e Adultos. Prática Docente.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

O texto dissertativo trata-se do resultado de uma pesquisa sobre o uso de estratégias de ensino da Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos, objeto de estudo dessa investigação. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. O referencial teórico metodológico sustenta-se na pesquisa qualitativa de abordagem descritiva com a participação de professores e estudantes do sistema de ensino estadual de Teresina/Piauí. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como docente da Escola Básica, atuando no Ensino Médio na EJA no Componente Curricular Língua Inglesa o que resultou na questão/problema, norte desse estudo: Como as estratégias utilizadas pelo professor em sala de aula estão contribuindo para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo geral foi analisar as estratégias utilizadas por estes professores e sua contribuição para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa e como objetivos específicos: Identificar aspectos positivos e negativos da prática docente no ensino da Língua Inglesa; Conhecer as estratégias utilizadas no ensino de Língua Inglesa com vistas a aprendizagem de pessoas jovens e adultas; Refletir sobre a complexidade da relação professor/aluno no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa. O plano teórico está fundamentado em: Arroyo (2004); Bock (1999); Campos (2010); Farias (2017); Gadotti (2002); Gardner (2001); Haddad e Di Pierro (2000); Lago (2000); Moura (2003; 2007); Nunan (1999) Paiva (2003); Prado e Reis (2012) e Silva (2009); dentre outros. O procedimento metodológico para geração das informações foi o questionário. A organização das informações produzidas apoiou-se na análise de conteúdo de Bardin (2009) e Oliveira (2010). A análise dos dados indica que a docência da Língua inglesa na EJA/Ensino Médio, revela as perspectivas desses jovens com relação ao seu processo de escolarização, além da necessidade da adoção de medidas didático pedagógicas para que a docência de Língua Inglesa para jovens e adultos atendam seus interesses necessidades e expectativas de formação.

Externo ao Programa - 127.697.893-68 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFC
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA