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Banca de QUALIFICAÇÃO: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA
DATA: 24/10/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO: A TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE FRANCÊS DA UFPI: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
PALAVRAS-CHAVES: Sentidos e Significados. Formação de professores. Professor de francês. Trajetória formativa. Sócio-Histórica
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho intenta revelar explicitar como são construídos os sentidos e significados sobre a trajetória formativa do professor de francês UFPI dentro de uma perspectiva Sócio Histórica, portanto a pesquisa se baseia na epistemologia do materialismo histórico e dialético. Os objetivos específicos são: analisar os motivos que levam os professores a ser o que são - estes profissionais a tornarem-se professor de francês; revelar explicitar os sentidos que os professores de francês constrói a sua da profissão; verificar as necessidades que o levaram a ser professor de francês: e, entender como estes profissionais significam as suas funções sociais enquanto professor. Como instrumento de coleta de dados foi escolhido o memorial de formação. Para dar a sustentação teórica que fundamenta esta pesquisa, no que tange ao materialismo histórico e dialético e a Teoria Histórico Cultural a abordagem tem-se Marx e Engels (2007), Vygotsky (2001), Leontiev (2004), Davidov (1999) dentre outros; e, para os percursos metodológicos para uso da pesquisa de na abordagem qualitativa tem-se os seguintes: André (2005); e, bem como para a técnica de análise de dados, utiliza-se a técnica de análise de conteúdo em Bardin (1997). O trabalho de dissertação se enverga para quatro capítulos, sendo eles: a introdução, o referencial teórico, o capítulo referente ao tema de formação de professores, e análise e produção de dados, Para direcionar a perspectiva de formação de professores no aspecto da autonomia do profissional docenteos teóricos que desenvolverão o tema do desenvolvimento dialoga-se com: da autonomia do profissional docente, são eles: Fazenda (2001), Libâneo (2006), Contreras (2002), Nóvoa (2008). Os interlocutores da pesquisa enquadram-se nos critérios de ser professor de francês, ... E, para a aquisição dos dados solicitou-se a produção de um memorial de formação e que respondessem a um questionário semiestruturado. Dentro desta perspectiva tenta-se chegar aos objetivos específicos desta pesquisa com o intuito de revelar os sentidos e significados construídos na trajetória formativa destes profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Externo ao Programa - 3302058 - ROSA MARIA DE ALMEIDA MACEDO
Notícia cadastrada em: 10/10/2018 10:57
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