Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANNE PEREIRA DE SOUSA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANNE PEREIRA DE SOUSA CORREIA
DATA: 31/10/2018
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: Caminhos da prática docente alfabetizadora: possíveis diálogos entre alfabetizadoras iniciantes e experientes
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Prática docente. Alfabetização. Letramento.
ÁREA: Educação

No contexto das discussões sobre a formação de professores e as práticas docentes alfabetizadoras emergem diferentes questões relativas ao compartilhamento de experiências entre os pares que resultam aprendizagens docentes. Esta pesquisa aborda as interações que se efetivam entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes nas práticas docentes de alfabetização e letramento. Estabelece como objetivo geral analisar os diálogos que se efetivam entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes nas práticas docentes de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos o estudo propõe: identificar situações vivenciadas no contexto escolar que possibilitam o compartilhamento de experiência sobre alfabetização e letramento entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes; descrever as teorias que fundamentam as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas por alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes e por fim, compreender de que modo o compartilhamento de experiência e de conhecimento entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes afetam suas práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa narrativa desenvolvida com seis professoras alfabetizadoras, sendo três iniciantes, com até cinco anos de carreira e três experientes, com mais de dez anos de atuação profissional. O processo investigativo utiliza a pesquisa narrativa, em uma abordagem autobiográfica, tendo como técnicas de coleta de dados o do memorial de formação e as rodas biográficas. O estudo tem como referência as contribuições de NÓVOA (1995; 2009); JOSSO (2004); SOARES (2003); WARSCHAUER (2017); SACRISTÁN (1995), DAY (2001); IMBERNÓN (2010), entre outros. Na análise de dados propõe as seguintes unidades de, consoante sugere  Bardin (2010): Encontro com a profissão docente alfabetizadora: formação inicial e continuada; Encontro com os pares: diálogos entre professoras alfabetizadoras iniciantes e experientes e o Desenvolvimento profissional docente na alfabetização: o diálogo nas rodas biográficas. Os resultados evidenciam que as professoras alfabetizadoras atribuem relevância ao compartilhamento das práticas docentes vivenciadas no percurso profissional.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS - NENHUMA
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA