Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCELIA COSTA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCELIA COSTA ARAUJO
DATA: 13/02/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRÁXIS MEDIADA POR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Docência Universitária. Ensino-Pesquisa-Extensão. Práxis.
ÁREA: Educação

O ensino, a pesquisa e a extensão são as atividades em torno das quais a universidade se organiza academicamente e por meio das quais se compromete a alcançar seus objetivos: promover a apropriação do conhecimento científico, produzir novos conhecimentos e fazer uso desses conhecimentos de modo que contribua para o desenvolvimento da sociedade (MASETTO, 2002). A universidade não se limita ao estudo contemplativo dos fenômenos da realidade natural e social, mas produz formas de efetiva transformação dessa realidade visando sua melhoria e o bem-estar da comunidade de modo geral. Diante disso, o presente trabalho propõe a seguinte tese: quando a docência universitária é mediada pelo desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão numa perspectiva crítica constitui possibilidade de desenvolver práxis criadora. O objetivo principal consiste em compreender a docência universitária mediada por ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas numa perspectiva crítica. Especificamente, os propósitos são: conhecer as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo professor; interpretar as significações produzidas pelo professor sobre as ações constitutivas da docência universitária; analisar as condições materiais que determinam as ações realizadas pelo professor no exercício da docência universitária; analisar indicativos das relações teoria-prática da docência universitária. A leitura acerca do problema tem como fundamento teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Sócio Histórica (VIGOTSKI, 2009; LEONTIEV, 1978, entre outros) e as leis e categorias do Materialismo Histórico-Dialético (AFANASIEV, 1982; BURLATSKI, 1987, e outros). O instrumento proposto para a produção dos dados é a entrevista crítico-reflexiva mediada por registros da atividade docente, contemplando etapas que favorecem a descrição, a informação, o confronto e a reconstrução da prática docente. A leitura dessa realidade parte da compreensão de que a docência universitária tem a finalidade de formar sujeitos capazes de se situar no mundo, analisar a realidade compreendendo os seus problemas, propondo formas de superação dos mesmos por meio do exercício de uma profissão que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas (PIMENTA; ALMEIDA, 2009). O contexto de realização do estudo é a Universidade Federal do Piauí, tendo como participante uma professora do quadro docente efetivo do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos-PI. Os dados que resultam da revisão de literatura revelam a importância de nos debruçarmos sobre a base material do fenômeno em estudo pois sendo uma atividade especificamente humana é também multideterminada. Fazer das ações de ensino, pesquisa e extensão uma unidade não depende apenas da necessidade ou do desejo de professores e estudantes, mas também das condições objetivas em que a atividade docência universitária é realizada.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA